mindscapesperfo_pedro-acioly

Arte contemporânea e tecnologia no Sítio

Xavier Chassaing, Fernando Velázquez, Kaue Costa, Angella Conte. Todos artistas contemporâneos que utilizam a tecnologia em suas obras. Eles são parte da programação do primeiro semestre de 2017 do Sítio Local Digital.

Quem abre a agenda é o francês Xavier Chassaing, nesta quinta – dia 30.3. Autodidata, ele produziu os filmes experimentais Dry Lights – que situa-se entre uma instalação específica do local e uma performance, na qual as luzes coreografadas encontram paisagens orgânicas – e Scintillation – composto por mais de 35 mil fotografias, combina projeções mapeadas em 3D. Ambos são desafios técnicos em 3D e mapping.

Dry Lights, de Xavier Chaissang

Na semana seguinte, dia 6.4, é a vez do artista transdisciplinar Fernando Velázquez, de São Paulo, destaque da programação do primeiro semestre. Na exposição “Contínuo, transitivo, atemporal”, com curadoria de  Josué Mattos, será apresentado um corpo de trabalhos representativo da sua produção recente ancorada na utilização das novas tecnologias digitais. Ele pesquisa, entre outros, tópicos relacionados a capacidade perceptiva do corpo humano, as recentes descobertas da neurociência, a relação entre natureza e cultura e a complexidade.

No dia 7.4, Fernando Velázquez vai dar a palestra Contínuo, Transitivo, Atemporal, sobre a sua produção, com foco em arte e tecnologia. No mesmo dia, irá apresentar a performance audiovisual Mindscapes.

mindscapesperfo_pedro-acioly

No dia 27.4, abre a exposição “Experimentação 01 – Ouroboros”, do artista catarinense Kaue Costa. Nela, o espectador é convidado a visitar um deserto digital, no qual a sua movimentação e postura perante a obra determinam a construção dos cenários a seguir. É um ambiente tridimensional imersivo, por onde é possível locomover-se virtualmente. No dia 12.5, o artista dará palestra sobre a obra, sobre a construção do ambiente digital e a possibilidade de interação.

A exposição “Certezas Instáveis”, da paulista Angella Conte, abre dia  25.5, data na qual a artista falará sobre o seu trabalho na palestra Processo Criativo. Angella Conte dedica-se a inter-relação criada entre o indivíduo e seu meio – que pautam suas histórias, trocas e  resquícios. Tem como suporte objeto, fotografia, instalação, vídeo, intervenção e performance. “ O motor que move o trabalho é sempre o dilema da vida humana diante das inúmeras possibilidades”, afirma.

Essência, de Angella Conte

A mostra de vídeo-arte do artista nascido na Namíbia e radicado em Berlim Gero Doll, com vernissage marcada para 22.6,  fecha a programação do primeiro semestre. Ele é conhecido por uma série de filmes digitais altamente alucinatórios. Cada filme de animação é criado a partir de partes inteiramente diferentes e temas, ainda, como um fractal, cada um é claramente parte de um todo identificável estilisticamente.

Para o segundo semestre, estão previstas exposições dos artistas Walmor Oliveira,  Diego De Los Campos, Guto Lacaz, entre outros.

Sobre o Sítio

O Sítio Arte Educação Coworking, fundado em janeiro de 2015, promove exposição de arte, conversa com artistas, eventos culturais como a Vinyl Jam e Drink and Draw – entre outros, e oferece cursos, workshops e palestras em diversas áreas, destaque para Design, Artes Visuais, Marketing e Comunicação, Tecnologia e Inovação e Comportamento. O Sítio também é um coworking com ecossistema favorável ao desenvolvimento intelectual e network e loca espaços para realização de eventos de empresa conectadas ao seu propósito.

Saiba mais sobre Fernando Velázquez

É uma artista transdisciplinar, brasileiro, destaque na cena contemporânea. Suas obras incluem vídeos, instalações e objetos interativos, performances audiovisuais e imagens geradas com recursos algorítmicos. Participa de exposições no Brasil e no exterior com destaque para a Emoção Art.ficial Bienal de Arte e Tecnologia (Brasil, 2012), Bienal do Mercosul (Brasil, 2009), Mapping Festival (Suiça, 2011), WRO Biennale (Polônia 2011) e o Pocket Film Festival no Centro Pompidou (Paris, 2007). Recebeu, dentre outros, o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil, 2009), Mídias Locativas Arte.Mov (Brasil, 2008) e o Vida Artificial (Espanha, 2008). Mais informações: www.blogart.com.

PROGRAMAÇÃO

30.3

19h – Mostra Dry Lights and Scintillation de Xavier Chassaing (vernissage)

Até 4.4, 17h às 21h *de terça à sexta.

GRATUITO

 

6.4

19h – Exposição Contínuo, transitivo, atemporal, de Fernando Velázquez

Até 20.4, 17h às 21h *de terça à sexta.

GRATUITO

 

7.4

Fernando Velázquez no Sítio

20h: Performance audiovisual Mindscapes

21h: Palestra Contínuo, Transitivo, Atemporal

GRATUITO

 

27.4

19h – Exposição Experimentação 01 – Ouroboros de Kaue Costa

Até 12.5, 17h às 21h *de terça à sexta.

GRATUITO

12/5

20h – Palestra E01/ouroboros em detalhes com Kaue Costa

GRATUITO

 

25.5

19h – Exposição Certezas Instáveis, de Angella Conte (vernissage)

Até 14.6, 17h às 21h *de terça à sexta.

21h – Palestra Processo criativo, com Angella Conte

GRATUITO

 

22.6

19h – Mostra de vídeo-arte do artista Gero Doll (vernissage)

Até 30.6, 17h às 21h *não abre aos sábados e domingos.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO...