Curadoria, arte e educação

Data
De 15/05/15 até 21/06/15
Onde
O Sítio

DEIXE SEU COMENTÁRIO...

SOBRE O Curso

Para artistas, educadores, estudantes de arte e profissionais de cultura que desejam compreender a curadoria e suas relações com a arte e a educação em um ambiente de laboratório por meios de aulas expositivas, análises de estudos de casos, discussão de textos e oficinas práticas: artísticas, curatoriais e educativas.

Fernanda Albuquerque e Mônica Hoff são curadoras com formação acadêmica e atuação profissional em bienais e diversas mostras de arte contemporânea.

Mais informações

O curso:

O Laboratório de Curadoria, Arte e Educação visa oferecer uma introdução aos campos da curadoria e das suas relações com a arte e a educação no que tange ao contexto artístico contemporâneo – aspectos históricos, teóricos e práticos envolvendo essas atividades e seus entrelaçamentos – em um ambiente de laboratório, isto é, de concepção e desenvolvimento de projetos artísticos, educativos e curatoriais. Por meio de aulas expositivas, análise de estudos de caso, discussão de textos e oficinas práticas, serão abordados conceitos, perguntas, desejos, desafios, processos e ferramentas que perpassam práticas artísticas, curatoriais e educativas na atualidade, de modo a alimentar os pré projetos elaborados pelos participantes ao longo do Laboratório.

A realização do presente Laboratório busca preencher, assim, uma lacuna presente no que se refere à formação de pensamento sobre a prática curatorial e de educação da arte, uma vez que há grande interesse sobre o tema entre artistas, educadores, estudantes de arte e profissionais da cultura, mas nenhuma iniciativa acadêmica ou institucional que busque promover um debate mais alargado e aprofundado a respeito – realidade que faz dessa iniciativa, além de necessária, algo inédito no contexto das formações em arte e arte e educação em âmbito local e também nacional.

Módulo I – Curadoria e suas articulações com os campos da arte e da educação, e vice-versa

• Introdução aos campos da curadoria, da arte e da educação no contexto da arte e discussão acerca das articulações entre os três campos de atuação.

• Contextualização histórica do campo da curadoria e suas relações com a arte e a educação.

• Dimensões educativas da prática curatorial/artística; dimensões curatoriais da prática educativa; dimensões artísticas da prática educativa/curatorial: o artista como curador/ educador, o educador/curador como artista, o curador como educador/artista.

• Curadoria artística, curadoria educativa, curadoria de programas públicos, recuradoria.

• Oficinas de preparação dos pré-projetos.

Módulo II – Construindo um projeto artístico/educativo/curatorial

• Perguntas de base e conceitos que orientam o projeto. Estratégias e modos de pesquisa:
artistas, obras, conceitos, contexto de atuação, práticas, programas públicos.

• Contexto/lugar/situação: qual a melhor plataforma de apresentação e compartilhamento
de projetos curatoriais e/ou educativos? Exposição, publicações, festival, seminário, conversas, residências, etc. Transdisplinaridade e intercâmbio com outras linguagens artísticas e campos do conhecimento.

• Diálogos, possibilidades e caminhos para uma prática curatorial em sala de aula e para uma prática educativa na curadoria artística.

• Quem são os públicos do projeto? Programas públicos, processos de engajamento e modos de participação. Como comunicar o projeto? Como documentar o projeto? O que fica dele após a sua realização? Como conferir a ele uma segunda vida? Aspectos teóricos e práticos acerca das ideias de programas públicos, processos de engajamento e modos de participação.

• Modos de realização e financiamento do projeto.

• Construção de diagramas e exercícios coletivos que auxiliem na elaboração e
desenvolvimento dos projetos dos participantes.

• Oficinas de preparação dos pré-projetos.

Módulo III – Acompanhamento e discussão dos projetos individuais

• O terceiro módulo volta-se ao desenvolvimento dos projetos individuais propriamente ditos e à realização de “clínicas”: encontros para análise crítica e acompanhamento coletivo dos projetos, a serem conduzidos pelas coordenadoras do Lab.

 

HORÁRIOS:

Módulo I (16h):

Dia 15 de maio (sexta) das 18h às 22h

Dia 16 de maio (sábado) das 9h às 13h e 15h às 19h

Dia 17 de maio (domingo) das 9 às 13h

Módulo II (16h):

Dia 29 de maio (sexta) das 18h às 22h

Dia 30 de maio (sábado) das 9h às 13h e 15h às 19h

Dia 31 de maio (domingo) das 9h às 13h

Módulo III (16h):

Dia 19 de junho (sexta) das 18h às 22h

Dia 20 de junho (sábado) das 9h às 13h e 15h às 19h

Dia 21 de junho (domingo) das 9h às 13h

 

CUSTOS:

R$ 660,00

Mais informações:

contato@ositio.com.br

48 3065-5792

  • Fernanda Albuquerque

    Fernanda Albuquerque é curadora e pesquisadora em artes visuais. Doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte pelo PPGAV/UFRGS, Porto Al...

    CONHEÇA MAIS
  • Mônica Hoff

    Mônica Hoff é artista e pesquisadora. Bacharel em artes visuais, Especialista em pedagogia da arte pela UFRGS e Mestre em História, Teoria e...

    CONHEÇA MAIS