curso-de-literatura-e-cinema-um-dialogo-fecundo-com-jose-geraldo-couto_08,09-10-2015_o-sitio curso-de-literatura-e-cinema-um-dialogo-fecundo-com-jose-geraldo-couto_08,09-10-2015_o-sitio

Curso de Literatura e Cinema: um diálogo fecundo

curso-de-literatura-e-cinema-um-dialogo-fecundo-com-jose-geraldo-couto_08,09-10-2015_o-sitio
Data
De 08/10/15 até 09/10/15
Onde
O Sítio

DEIXE SEU COMENTÁRIO...

SOBRE O Curso

CONTEÚDO

Das falsas ideias sobre adaptações literárias às inúmeras maneiras de relacionamento entre um filme e o texto que o inspirou. A transposição livro/filme como tradução de uma linguagem a outra, mas também de uma sensibilidade a outra.

As transposições de época e ambientação. O diálogo entre os estilos e as ideias de um escritor e um artista (exemplos: Dostoievski/Kurosawa, Shakespeare/Orson Welles, Thomas Mann/Visconti etc.).

As armadilhas da linguagem narrativa. Dificuldades de levar ao cinema autores que centram sua literatura mais na forma da narração do que naquilo que é narrado. Tentativas e erros em versões de Henry James, Joyce, Proust, Guimarães. Rosa. O caso Machado de Assis no cinema.

As “meta-adaptações”: filmes concentrados no próprio processo de adaptação, chamando a atenção para a vitalidade da obra original e de sua transformação ao longo do tempo, no contato com outros contextos.

Metodologia:

#01 – Aulas expositivas entremeadas com exibições de trechos de filmes.

  • 35 Mostra Internacional de cinema em São Paulo - 35 Sao Paulo I

    José Geraldo Couto

    José Geraldo Couto é jornalista, crítico de cinema e tradutor. Formado em História e em Jornalismo pela USP, trabalhou mais de vinte anos na...

    CONHEÇA MAIS