expetaculo-blindagem-2016_07-05-2016_o-sitio expetaculo-blindagem-2016_07-05-2016_o-sitio

Expetáculo [BLIND]AGEM | Grupo LAUT

expetaculo-blindagem-2016_07-05-2016_o-sitio
Data
07/05/16
Onde
O Sítio
Mais detalhes

DEIXE SEU COMENTÁRIO...

SOBRE O Evento

EXpetáculo [BLIND]AGEM

[BLIND]AGEM é um projeto em danças urbanas contemporânea. São cinco bailarinos, que tem por objetivo trabalhar percepções e questionamentos acerca de uma experiência de dança sem a referência da visão, em ser bailarino na condição daquele que é ausente do sentido da visão. Eles exploram as potencialidades do corpo, sobretudo na relação com o outro por meio de técnicas de contato improvisação e influências de outras pesquisas em dança contemporânea e expõe questões de identidade e vulnerabilidade através do corpo que não vê.
O fio condutor do grupo é o termo “blindagem” que de um lado, sugere a ausência de visão como um dispositivo de proteção ilusório para o bailarino, tem-se a sensação da inexistência de barreiras físicas. Por outro lado, aponta a falta dessa referência como um estado de suscetibilidade, levando o bailarina a se guardar, se proteger, se blindar. Temos aí a beleza desta dicotomia que é, ao mesmo tempo, propulsora e paralisante.
O adjetivo blind, cego, em alemão – idioma íntimo, que também está na origem da própria palavra LAUT –, e o nosso verbo agem, coletivo de agir. Essas duas palavras revelam o intuito mais profundo e último da pesquisa: fazer agir os que não veem, por saber-se que os que não veem somos todos.
O xis da palavra Expetáculo, se justifica: ex é u mprefixo latino que indica movimento para fora e é para esse fora que o grupo dança. Assim, ao invés de enquadrar o trabalho nos limites de um palco no teatro, cria-se a cena fora de uma cena e se molda o movimento em movimento. Esse ex- ou esse fora, com todas as suas vicissitudes e todo o seu agora, permitem ao corpo e olhar se deslocarem para depois do que (não) se vê. O objetivo do LAUT com o expetáculo no O Sítio, é lançar a pesquisa e os bailarinos, mais uma vez em um diferente ambiente, público e situação, afim de reunir novas percepções e inspirações entre os movimentos.

SOBRE O GRUPO

O LAUT! é um grupo de danças urbanas contemporâneas, criado em Florianópolis, em fevereiro de 2008 e que busca por um estilo único. Apesar de ser uma companhia de dança urbana, não se baseia no Hipo Hop mas faz uma leitura e escrita própria dos movimentos deste gênero.Formado por um elenco variado, o LAUT possui bailarinos vindos de estilos e modalidades diferentes, como ballet, jazz, contemporâneo e danças urbanas. Diante dessa diversidade, o grupo percebeu que poderia utilizar estas especialidades como fonte de inspirações para seus trabalhos e a construção de uma linguagem própria através das interferências dos vários estilos e suas possibilidades artísticas. No ano de 2013 o grupo foi convidado para realizar a abertura de uma das noites do Festival Internacional de Hip Hop, em Curitiba, com um novo gênero, o Hip Hop Experimental. Ainda em 2013 foi contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura, com o espetáculo “Vernissage, o corpo que vira Obra”, dirigido por Adilso Machado. Em 2015 estreou o Expetáculo [BLIND]AGEM em Florianópolis e no início deste ano foi apresentado em Curitiba e Porto Alegre. O trabalho de videodança [BLIND]AGEM (uma das ramificações da pesquisa), produzido pelo LAUT em parceria com o produtor de vídeo Vinícius Costa, foi nomeado na categoria PREMIOS A LA CREACIÓN, um dos vencedores do Festival Internacional de Cine y Videodanza de La Rioja (FIVER), na Espanha. O videodança ainda foi selecionado para exibição no festival MECAL – Barcelona International Short and Animation Film Festival e no MIV – Festival Internacional de Videodança realizado pelo Dança em Foco.

Ficha Técnica:

– Direção: Juliana Roumbedakis;
– Coordenação: Moni Cherem;
– Conceito: Grupo LAUT;
– Bailarinos: Hanna Feltrin, Renan Péres, Moni Cherem, Tayná Lobo, Bel Revers, Samanta Zunino, Raquel Darde, Nicole Rosa, Amanda Gonzaga;
– Figurino: Moni Cherem e Renan Bachiega;
– Trilha: Lucas Tavares, Fábio Sung;
– Apoio: Kirinus Escola de Dança;

Facebook: /lautdance
Tumblr: http://lautdance.tumblr.com/
Vídeo: https://vimeo.com/133202771