Performance Yllu

Data
19/05/17
Onde
O Sítio

DEIXE SEU COMENTÁRIO...

SOBRE O Evento

Yllu é uma performance multimodal, rica em corpo, som, ritmo e projeções, numa experiência estética ampla, instigando a avaliar o que se pode fazer – e com que refinamento – em arte com o uso e desenvolvimento de novas tecnologias.

Num um encontro de artistas, há a harmonização de diferentes linguagens.

Obtuso traz módulos de som eletrônico analógicos e digitais que convivem com o SoMo, instrumento desenvolvido por Tiago Brizolara e Marcos Moritz (em Yllu, parametrizado e complementado com live eletronics por Rodrigo Ramos) cujo som é construído em tempo real pela movimentação da atriz Mhirley Lopes, capturada por uma câmera.

Uma projeção composta de uma representação desse movimento e de um diálogo com ele é gerada pelo próprio SoMo e o trabalho de arte generativa produzido com as informações em tempo real da performance.

Ao final da performance, os artistas falarão sobre as plataformas de desenvolvimento de software livre que são utilizadas – Processing (visual) e Pure Data (áudio).

Farão também um ensaio aberto com laboratório coletivo (aberto ao uso do SoMo, inclusive) para exploração de outras ideias e conexões.

 

Sobre o SoMo

O SoMo foi desenvolvido tendo em mente que o executante sinta que – e de fato – extraia o som através de seu movimento – e não de seu posicionamento estático. Não utilizando sons pré-gravados, o discurso sonoro vem de uma crueza inicial e tem sua expressividade advinda da experiência no seu uso – como acontece nos instrumentos musicais tradicionais. Para ser possível uma experiência profunda, que não se esgota rapidamente, a câmera utilizada, embora de baixo custo, oferece uma taxa de 90 quadros/s. A análise do movimento captado consegue processar cada quadro em tempo real, provendo um feedback visual responsivo, e, assim, uma experiência imersiva e fluida para o “instrumentista” e demais. Essa velocidade na análise é crucial para que a síntese do som também ocorra em tempo real e de forma fluida.

  • André Godoy

    Dj e produtor criador de Obtuso, um projeto que explora as sonoridades eletrônicas que vão além da pista de dança, uma performance de improv...

    CONHEÇA MAIS
  • Mhirley Lopes

    Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) oferecido no Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Cat...

    CONHEÇA MAIS
  • Rodrigo Ramos

    Formado em cinema pela UFSC, atua como sound designer em cinema, teatro e artes visuais.

    CONHEÇA MAIS
  • Tiago Brizolara

    Mestre em Física pela UFSC-SC, especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela PUC-PR, bacharelando em Composição Musical na UEM-PR, ...

    CONHEÇA MAIS