Ricardo de Carvalho Duarte

Ricardo de Carvalho Duarte, o Chacal, é poeta, escritor, performer e produtor cultural. Formado em Teoria da Informação e Editoração pela Escola de Comunicação da UFRJ e com 41 anos de carreira.
Participou de oito antologias, tem 14 livros publicados, entre eles o premiado Belvedere, pela Cosacnaify e 7 Letras, em 2008. Editou revistas e jornais, fez roteiros para TVs. Assinou parcerias musicais com nomes da MPB e do Rock como Blitz, Lulu Santos, Barão Vermelho, Mimi Lessa, Cabeça, 14 Bis, Fernanda Abreu, Arnaldo Brandão, Jards Macalé, Moraes Moreira e Nanico do Cavaco, entre outros. Produtor cultural e performer, ministra oficinas de poesia em diversos estados brasileiros.
Em 2004 recebeu o Prêmio URBANIDADE 94 do Instituto de Arquitetos do Brasil, pelo seu trabalho à frente do Centro de Experimentação Poética – CEP 20.000, que dirige desde 1990. Escreveu peças de teatro, como Aquela Coisa Toda, do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone e Recordações do Futuro, do Grupo Manhas & Manias, e também foi ator em algumas peças teatrais.
Em 2012, publica o livro de poemas Murundum, pela Cia das Letras e no ano seguinte participa da Feira do Livro de Frankfurt, onde apresenta seu monólogo autobiográfico, Uma História à Margem, com direção de Alex Cassal.
Em abril de 2014, participa da Brazil Week, na Universidade de Harvard, dando oficina, palestra e apresentando também “Uma História à Margem”. Em maio de 2015, estréia como autor e ator, do monólogo XXV, sobre os 25 anos do CEP 20.000.

Eventos ministrados

  • chacal-proibido-fazer-poesia_10-12-2015_o-sitio

    Exibição do Documentário Chacal. Proibido Fazer Poesia

    O documentário mostra a estadia do Chacal, durante a semana brasileira, a Brazil Week, na tradicional universidade ameri...