ministrante-sem-foto

Xavier Chassaing

Xavier Chassaing (1975, Toulouse, França) é um vídeo-artista autodidata que começou a experimentar com produtos químicos e eletrônicos aos 8 anos de idade. Sofreu um grave acidente aos 13 anos, o que o levou a abandonar a escola e tornar-se um ilusionista profissional aos 16 anos.

Mudou-se para Toronto e trabalhou como designer gráfico, desenvolvendo simultaneamente uma prática artística baseada em vídeos experimentais. Voltou à França e, em 2009, lançou Scintillation, seu primeiro grande filme artístico.

Paralelamente, começou a trabalhar como diretor comercial em Paris, principalmente para marcas de luxo. Como espectador, Chassaing é apaixonado por trabalhos de pintura, fotografia e vídeo que exploram a estética encontrada na vida real. Contudo, é na sua própria prática que está a invenção e a construção de mundos imaginados que, posteriormente, ele captura através de sua lente virtual, como um fotógrafo em um novo território.

Eventos ministrados

  • Dry Lights and Scintillation

    Dry Lights and Scintillation

    O Sítio Local Digital apresenta duas obras do jovem artista francês Xavier Chassaing. Autodidata, ele produziu os filmes...