digital-graffiti

O Sítio Divulga: 12º Digital Graffiti Festival

O Sítio Divulga
O Digital Graffiti é o primeiro Festival de Arte de projeção ao ar livre do mundo. Os artistas inscritos utilizarão as mais recentes tecnologias para projetar artes de vídeos originais, fazendo uso de paredes brancas presentes por toda parte na arquitetura de Alys Beach, uma pequena cidade localizada no Golfo do México, na costa do estado da Flórida, EUA. Facilmente identificada por suas grandes e numerosas palmeiras e por uma arquitetura predominantemente de gesso branco, a cidade se tornou o local ideal para receber esse festival e um paraíso para os artistas de rua, que utilizam projetores e laptops ao invés das latinhas de spray.

O Digital Graffiti Art Festival, em Alys Beach, é um evento verdadeiramente único, que mostra uma forma de arte colorida em um belo ambiente. As paredes brancas de casas e prédios empresariais da cidade tornam-se o pano de fundo para cores e grafites feitos completamente por projeção digital. Realmente não há nada igual. No vídeo abaixo você pode conferir o festival de 2017 para ter uma ideia do que pode esperar pelos próximos anos.

Às vezes denominado “Photon Bombing”, “Guerilla Projection” ou “Urban Projection”, os artistas digitais em todo o mundo têm usado as mais recentes tecnologias de design, animação e projeção para projetar imagens dinâmicas em arranha-céus e outras estruturas urbanas como meio de expressão artística. Juntamente com fotógrafos, designers, arquitetos e outros artistas compõem o público alvo dos organizadores do festival, que acontece todos anos, desde 2008, no mês de maio.

No festival deste ano, pela segunda vez a empresa Christie participou como patrocinador principal, fornecendo aos criadores de conteúdo e artistas digitais seus equipamentos de projeção e servidores de mídia Pandora Box. O co-fundador e curador do festival, Brett Phares, “acredita que o patrocínio da Christie veio para elevar o festival para um outro nível”. Os exteriores dos prédios de dentro da cidade planejada são adequados como uma tela para a arte trazida por dezenas de artistas e criadores de países como Israel, Áustria, Canadá, Alemanha, Londres, Índia, França, Itália e China. Além de artistas digitais, o evento também atrai cineastas, músicos, designers, fotógrafos, VJs, produtores, celebridades, executivos e apreciadores de arte, tecnologia e arquitetura de todo o mundo.

digital-graffiti

 

A Fundação Alys anunciou no dia 14 de setembro a convocação de inscrições para o 12º Festival Digital de Graffiti em Alys Beach, que acontecerá entre os dias 17 a 18 de maio de 2019. Artistas, designers, fotógrafos e arquitetos são convidados a enviar suas obras de arte para serem projetadas sob o céu noturno e nas paredes brancas de Alys Beach. Todas as noites do festival contarão com a cidade iluminada com exemplos impressionantes de mapeamento de projeção, arte generativa, curtas-metragens experimentais e animação, instalações responsivas de som, movimento e luz. Os prêmios de 2019 incluirão o prêmio Best of Show (prêmio de US $ 5.000), o Curator’s Choice (prêmio de US $ 2.000) e três prêmios Special Recognition (prêmio de US $ 1.000 cada), selecionados pelo curador do festival Brett Phares e o estimado painel de jurados.

Os artistas interessados ​​são bem-vindos para enviar seu trabalho, com um prazo para envio até 1º de fevereiro de 2019, às 12h. Para mais informações, acesse: https://www.digitalgraffiti.com

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLjbkxGG-DMDEVQ9X-FhFCHlpBgLmgQVMSFR52kDvo7KwlkQ/viewform

Referências:

https://www.digitalgraffiti.com
http://plsn.com/articles/features/digital-graffiti/
https://invitedhome.com/travel-articles/digital-graffiti-art-festival-at-alys-beach
http://www.alysbeach.com/

  • Paulo José de Lima Abarno

    Paulo Abarno é estudante do curso de graduação em Design de Produto no IFSC. Faz parte da equipe do Sítio desde 2016, como estagiário em com...

    CONHEÇA MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO...