Exposição In Natura e Intervenção Symbiosis, de Roberta Carvalho

Data
De 08/12/17 até 20/12/17
Onde
O Sítio
Mais detalhes

Memorial Descritivo

Na exposição In Natura, Roberta Carvalho apresenta um conjunto de trabalhos significativos de sua produção, fluindo através de conceitos como arte, tecnologia, natureza, estética relacional, com a prática de proposições artísticas envolvendo múltiplas linguagens, principalmente, no exercício de experimentação das chamadas novas mídias na arte contemporânea.

A exposição In Natura é a síntese de vários processos e linguagens – a imagem mapeada e projetada, o vídeo, a fotografia, a arte digital, a intervenção urbana, a interação com o outro e a busca pela poética advinda das estéticas tecnológicas. Se constitui da soma de uma série de experiências vivenciadas ao longo de práticas artística e de um profundo desejo de relacionar a arte a questões ligadas ao que entendemos por natureza.
Durante a exposição, serão apresentadas obras da série “Symbiosis”, “Submersos”, vídeos e fotografias, além de intervenções audiovisuais na paisagem de Florianópolis.

Intervenção Symbiosis

A obra Symbiosis é um projeto que vem acontecendo desde meados de 2007. Consiste em uma série de ações de projeção digital videográfica ou fotográfica em copas de árvores e vegetações, em diversos espaços de cidades, comunidades, áreas verdes, florestas, misturando a um só tempo intervenção urbana, fotografia, vídeo digital e instalação.

Como se sabe, Simbiose é um termo da ecologia que designa uma relação entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes, nos quais ambos têm ganhos nesta relação. E é dessa forma que a Symbiosis, aqui proposta, ocorre. Dois entes: imagem e natureza, sendo a natureza hospedeira da arte, criando com ela um novo ser, um UNO. E desta relação uma coisa outra é gerada: escultura de luz, uma árvore observadora.

A proposta deste projeto vai muito além da utilização da árvore como um anteparo para uma imagem, e leva ao extremo o nome que o designa, propõe-se a fazer uma simbiose com o local onde transita, geralmente beiras de rio de comunidades ribeirinhas amazônicas no Estado do Pará, da ilha do Combú, Murutucu e outras localidades. É o corpo se adequando ao espaço da natureza, para com ela formar um só organismo, em uma delicada relação simbiótica e simbólica que suscita reflexões acerca da nossa relação de identidade com a natureza e vice-versa. Nesta noite serão apresentadas projeções nas áreas verdes do Sítio.

A Intervenção Symbiosis será apresentada também no dia 08.12, às 21h, com projeções nas áreas verdes aqui do Sítio.

Entrada gratuita.

Apresentação da exposição:

Visitação: de 08/12 a 20/12 (somente às quartas, quintas e sextas das 17:00 às 21:00)

E se você possui interesse em aprender mais sobre projeção mapeada, não perca o workshop “Projeção Criativa: A imagem Projetada na Arte Contemporânea”, que será ministrado por Roberta Carvalho nos dias 09 e 10.12, das 18h às 20h30. Saiba mais sobre o workshop em: http://bit.ly/projecaocriativasitio

  • Roberta Carvalho

    Roberta Carvalho é artista visual. Desenvolve trabalhos na área de imagem, intervenção urbana e videoarte. Já participou de várias exposiçõe...

    CONHEÇA MAIS

Eventos relacionados

  • Projeção criativa: a image...