Inauguração do Atelier Digital O SÍTIO

Data
20/12/17
Onde
O Sítio
Mais detalhes
Para encerrar o ano de 2017, O SÍTIO inaugura no próximo dia 20 de dezembro (quarta-feira), às 19h, o seu Atelier Digital. 

O Atelier Digital nasceu no espaço físico do Sítio em agosto de 2017 com o intuito de criar um centro de pesquisa e desenvolvimento de conteúdos artísticos e experimentais em arte digital.

O objetivo do Atelier Digital é desenvolver produções audiovisuais e interativas, cruzando linguagens de arte, vídeo, computação gráfica e programação.

No dia 20.12, abriremos as portas para apresentar à comunidade os resultados dos primeiros meses de pesquisa dos seus artistas residentes.

Veja abaixo a programação do Atelier Digital O SÍTIO:

As instalações “Jângala I” e “Limiar” são um contraste entre uma floresta digital e os espaços abertos das planícies imaginárias. Apresentam materiais inéditos de pintura, software e áudio em experiências imersivas e interativas.

“Jângala 1” é a instalação de entrada. Propõe uma experiência imersiva audiovisual em uma floresta digital projetada como uma pintura viva com ares impressionistas. Os presentes poderão interagir com a projeção como, por exemplo, modificar as árvores de lugar e experimentar os rastros deixados.

“Limiar” consiste em uma ampla projeção horizontal de parede inteira e propõe uma experiência de fronteira entre o visível e o concreto onde o espectador se vê, com seu corpo, desvendando as camadas de pinturas remetentes a horizontes e descobrindo seus habitantes. Tudo isso em um ambiente sonoro tridimensional e generativo. Vale ressaltar que todas as aquarelas são inéditas, criadas especialmente para a instalação.

Artistas:
Kaue Costa – programação, concepção
Tiago Brizolara – programação, desenho de áudio, concepção
Alexandre Chaves – programação, concepção
João Aires – ilustração, concepção

Currículos:

Kaue Costa: Artista Audiovisual e Designer de Interação. Kaue Costa desenvolve projetos audiovisuais reativos e instalações interativas desde 2004. Pesquisador multidisciplinar de tecnologias criativas, também desenvolve suas próprias ferramentas e softwares para realizar experiências audiovisuais.

Alexandre Chaves: Alexandre Chaves: desenvolvedor e designer de jogos independentes a 5 anos. Formou-se em 2012 em jogos pela Univali. 2015 criou o selo SpaceGiraff3 onde produz jogos Indies sozinho ou acompanhado de outros artistas, criadores e desenvolvedores. Alexandre possui mais de 20 jogos produzidos em sua carreira e atua hoje como diretor criativo, desenvolvedor e artista gráfico.

João Aires: Coordenador cultural e Curador do O Sítio, Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (2011). Graduado em Artes Plásticas e Intermédia pela Escola Superior Artística do Porto (2008). Especializado em Arte Pública e site Specific pela Universidade Lusófona do Porto (2009).
João foi professor-assistente na área de impressão em Gravura, Litografia e Serigrafia na Escola Superior Artística do Porto. Atualmente, é professor efetivo de Arquitetura na Universidade Estácio de Sá. Expõe seu trabalho artístico regularmente. Já viveu em diferentes cidades da Europa, onde desenvolveu diversos tipos de projetos de arte pública, exposições, entre outras atividades artísticas.

Tiago Brizolara: Mestre em Física (UFSC-SC), Músico (), especialista em Jogos Digitais (PUC-PR) e desenvolvedor de tecnologia. Desde 2004 atua como compositor e realizador em festivais e mostras. Entre os anos de 2010 e 2011 desenvolveu jogos com a TimeWave Games e, desde 2013, vem aplicando tecnologias digitais em oficinas, pesquisa e palco envolvendo live electronics, detecção de movimento e projeções.

Produção: Atelier Digital O Sítio
Abertura: 20.12, às 19h.

Entrada franca

  • João Aires – Curadoria e produção

    João Aires

    João Aires é coordenador cultural do Sítio. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (2011), graduou-se em Artes Plásticas...

    CONHEÇA MAIS
  • Tiago Brizolara

    Mestre em Física pela UFSC-SC, especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela PUC-PR, bacharelando em Composição Musical na UEM-PR, ...

    CONHEÇA MAIS
  • Alexandre Chaves

    Alexandre Chaves

    Alexandre Chaves é graduado em Design de Jogos e Entret. Digital pela UNIVALI, em 2013 iniciou sua atuação como desenvolvedor na indústria d...

    CONHEÇA MAIS
  • Kaue Costa

    Artista Audiovisual e Designer de Interação, Kaue Costa desenvolve projetos audiovisuais reativos e instalação interativas desde 2004....

    CONHEÇA MAIS

Eventos relacionados

  • Live Performance Yllu