exposicao-bauplane-de-leandro-lopes-de-souza_14-07-2016_o-sitio exposicao-bauplane-de-leandro-lopes-de-souza_14-07-2016_o-sitio

Exposição Baupläne

exposicao-bauplane-de-leandro-lopes-de-souza_14-07-2016_o-sitio
Data
De 14/07/16 até 30/07/16
Onde
O Sítio

DEIXE SEU COMENTÁRIO...

SOBRE A Exposição

SOBRE A EXPOSIÇÃO

A força da evolução produz arquiteturas corporais intrigantes, e é no desenho que encontro a melhor maneira de exprimir meu fascínio por essas estruturas e organismos.
Baupläne, palavra alemã que significa “planos de construção”, é um conceito que foi empregado primeiramente pelo biólogo teórico Joseph Henry Woodger (1898 – 1981). Segundo este conceito, as arquiteturas corporais dos animais são moldadas dentro de limitações físicas, que impõem um número finito de variações. Os Baupläne agem na morfologia dos organismos de forma a conservar suas características dentro de um grupo, dentro de um táxon. Por exemplo, apesar dos insetos serem um grupo muito diverso, todos compartilham o mesmo plano de construção básico, o mesmo Bauplan.
Nesta exposição reúno peças que contam minha evolução como ilustrador de biologia: esboços, tentativas e ilustrações finalizadas. Organizo as obras em 9 Baupläne, expostos como instalações de parede. Tomo a liberdade de incluir o reino vegetal neste conceito usado essencialmente em zoologia. SENDO ASSIM, Os trabalhos estão ligados por um fio condutor que se ramifica semelhante às árvores filogenéticas estudadas tradicionalmente em ciências naturais.

  • Leandro Lopes de Souza

    Natural de Curitiba, Paraná, Leandro é ilustrador científico autônomo com produção acentuada em publicações na área da taxonomia botânica e ...

    CONHEÇA MAIS