Oficina de Introdução ao Arduino para Artistas

Data
De 29/08/17 até 31/08/17
Onde
O Sítio
Mais detalhes

DEIXE SEU COMENTÁRIO...

SOBRE A Aula

SOBRE A OFICINA

Esta é uma oficina prática de Arduino, ministrada por Helder da Rocha, preparada especificamente para artistas com nenhum conhecimento do tema. Tem como objetivo introduzir a criação de circuitos e a programação em Arduino. Este curso não explora detalhes de eletrônica. O foco é na programação e na construção de circuitos simples ligando sensores e chaves às entradas e LEDs, motores e alto-falantes às saídas de uma placa Arduino.

Durante a oficina, os participantes irão realizar diversos experimentos práticos (usando principalmente uma base de prototipagem), com a finalidade de experimentar na prática circuitos e a programação em Arduino. Os experimentos envolvem desde atividades simples: acender um LED até a criação de circuitos mais complexos como programar microcontroladores via computador.

Ao longo do curso também serão apresentados exemplos da utilização do Arduino em várias modalidades artísticas, tais como nas artes visuais, música, artes performáticas, arte cinética, instalações interativas, iluminação, moda e figurino.

APRESENTAÇÃO DA OFICINA

APOSTILA EXCLUSIVA

A apostila exclusiva contém uma descrição detalhada de todos os experimentos realizados durante a oficina (lista de materiais, componentes e ferramentas usados, instruções ilustradas de montagem, esquemas, explicações didáticas sobre os conceitos explorados). Inclui também tutorial ilustrado com dicas, um guia de referência descrevendo os principais componentes usados (pinagem, especificações, exemplos de uso), guia de programação do Arduino, além de fontes bibliográficas, e links para recursos online.

O kit contém todo o material necessário para realizar os circuitos dos experimentos que serão construídos pelos participantes durante a oficina, e também experimentos extras que podem ser realizados fora do horário da oficina. Inclui Arduino, protoboard, componentes diversos, motores, LEDs, sensores, chaves, caixa organizadora.

PERFIL DO ALUNO

Artistas visuais, cenógrafos, figurinistas, artistas performáticos, arquitetos, designers. Qualquer artista que trabalhe com instalações visuais ou sonoras e que tenha interesse em utilizar os recursos da eletrônica em suas obras. O curso não tem pré-requisitos e pode ser realizado por jovens e adultos.

MATERIAL NECESSÁRIO

Os participantes devem trazer: lápis, papel, bateria de 9V (sugestão), calculadora e computador.

CRONOGRAMA

1° Encontro: 29/8
2° Encontro: 30/8
3° Encontro: 31/8

Todos das 13h30 às 16h30

    Professor

  • Helder da Rocha

    Helder da Rocha tem formação em engenharia elétrica e mestrado em informática.

    CONHEÇA MAIS

Eventos relacionados

  • Oficina de Eletrônica para...