Oficina Ecoprint no tecido, com Nara Guichon

Data
21/10/17
Onde
O Sítio
Mais detalhes

DEIXE SEU COMENTÁRIO...

SOBRE O EVENTO

Ecoprint é uma técnica de estamparia artesanal que proporciona resultados únicos, conexão e respeito com a natureza, independência na produção e um caminho para a produção de moda sustentável.

É preciso repensar nossa forma de produzir moda.

Diferencial

Durante o processo de Ecoprint, ao invés de amarrar os tecidos com barbante, utilizamos redes de pesca industriais, que têm vida útil quase infinita se comparada a existência humana. Assim evitamos a produção de mais lixo e criamos uma relação com os pescadores da região, transparecendo coerência no discurso com a ação.

Trabalho manual

Somos seres mutáveis que ao nos transformar, modificamos o mundo. Nossas mãos tem esse poder, o trabalho manual e a arte afloram nossa sensibilidade, o saber-fazer nos transforma. Aprender a respeitar os ciclos da vida é nosso papel nos levando a compreensão de que o ser deve suplantar o ter, criando uma consciência de que o sustentável é verdadeiro e palpável e a qualidade uma prioridade.

PROGRAMA EM TÓPICOS

– Abordagem geral sobre a área têxtil na atualidade;
– Coleta e reconhecimento das plantas locais;
– Materiais necessários para o processo de ecoprint;
– Preparo dos tecidos para as impressões;
– Criação das estampas com as plantas coletadas;
– Amarração dos ecoprints com redes de pesca;
– Preparo da panela para a imersão das peças no vapor;
– Finalização e conservação das peças.

METODOLOGIA

A estamparia natural pode ser realizada a partir de diversas técnicas, na oficina proposta iremos oferecer dois métodos de impressão: mescla clara e mistura base.

MATERIAL NECESSÁRIO

Papel, lápis e avental.