O renascimento das cores naturais com Eber Lopes Ferreira

Data
28/06/17
Onde
O Sítio

COMO FOI...

DEIXE SEU COMENTÁRIO...

SOBRE

Os corantes naturais de origem vegetal e mineral são utilizados há mais de seis mil anos por diferentes civilizações na coloração de vestimentas, desenhos corporais e como adornos para artefatos. O que mudou de lá para cá?

Atualmente, o enxofre, ftalato, formaldeído, cromo, mercúrio e outros metais pesados estão entre os químicos mais encontrados no meio ambiente oriundos dos processos de tingimentos como os corantes químicos.

A “Indústria da Cor”, nos seus diversos segmentos, é a maior responsável pela dispersão de substâncias tóxicas no meio ambiente.

As substâncias sintéticas por serem mais baratas, com cores vibrantes, de fácil obtenção e aplicação, dominaram o mercado mundial, provocando a perda de nossas cores originais e identidade, e por sua vez a descaracterização da nossa história material.

Nessa conversa aberta, o pesquisador e especialista em cores naturais e suas aplicações (A ETNO Botânica) Eber Ferreira propõe refletir sobre a construção de um novo conceito sobre o uso industrial das cores (corantes e pigmentos), com aplicação em têxteis, cosméticos, plásticos, papel, tintas e couro, criando alternativas para o início de uma nova postura de consumo responsável, onde o desperdício e a degradação cedem lugar ao uso sustentável da biodiversidade e à valorização da qualidade de vida.

É hora de repensar nossa maneira de produzir e consumir. Torna-se urgente e necessário promover mudanças na forma de tratar os problemas ambientais.

Saberes milenares, consciência ambiental e tecnologia podem sim andar de mãos dadas. A nossa flora contém um tesouro inestimável em ativos, entre eles os corantes naturais, e nesse contexto o Brasil é o maior detentor de espécies de todo o planeta, cofre de um “patrimônio químico” riquíssimo e inexplorado.

 

PERFIL DO ALUNO

Artesãos, artistas, estudantes de moda, design, engenharia química, biologia, naturologia, cosmetologia, profissionais da indústria têxtil, interessados em sustentabilidade, apaixonados por cores e processos criativos.

  • Eber Lopes Ferreira

    Eber Lopes Ferreira, pesquisador de longa data e especialista em cores naturais e suas aplicações, por meio de sua empresa – A ETNO Bo...

    CONHEÇA MAIS