Jogando ideias: do conceito ao jogo

Data
De 10/10/17 até 06/11/17
Onde
O Sítio
Mais detalhes
Limpar

AHA! Surpreendido em seu momento de ócio uma nova ideia surge fazendo seu coração acelerar,
todos aqueles jogos em sua infância devem ter despertado algum desejo secreto em produzir algo desse tipo.

Sua mecânica parece funcionar perfeitamente, você se esforça ao máximo para externalizar a ideia, apreensivo liga para um amigo em busca de uma opinião, após alguns minutos de monólogo você descobre que ele não está entendendo nada… frustrado e sem créditos para continuar a ligação, você desiste da ideia.

Mas calma amiguinho, há esperança, não abandone seu jogo dessa forma!

O curso Jogando Ideias vai te ensinar direitinho como tirar essa pérola da sua cabeça e distribuí-la para o mundo. Nesse curso de 5 aulas, o diretor de jogos Alexandre Chaves vai te guiar por todo o processo de ideação, documentação e apresentação de um jogo. Mas não de qualquer jogo: Do seu jogo!

Ao terminar o curso você terá em mãos um projeto bem elaborado que poderá ser apresentado para equipes de desenvolvimento, editais, investidores, amigos, parentes, animais de estimação ou apenas para você mesmo, caso precise organizar as ideias para desenvolver o seu jogo sozinho.

De qualquer forma, esse curso é o ponto de partida para sair do amadorismo e entrar de vez no mundo mágico do desenvolvimento de jogos.

Vem com a gente!

 

METODOLOGIA
O curso é separado por partes práticas e teóricas, nas quais o aluno terá oportunidade de aplicar o que aprendeu em sala sem levar conteúdo para casa.

 

PROGRAMA EM TÓPICOS

AULA 1. Intro – Guarde suas ideias na gaveta.
Introdução ao curso. Nesta primeira etapa iremos aprender a colocar nossas ideias no papel, e qual a importância de guardar-las para uso posterior.

AULA 2. Setup – Engines e outras ferramentas.
Quais as ferramentas mais utilizadas no mercado? Como funciona uma engine? Como escolher a melhor ferramenta para a produção do seu jogo?

AULA 3. Start – Documentando sua ideia.
Nesta etapa iremos aprender quais são os tópicos fundamentais para construção de uma boa documentação. Como formatar nosso jogo para que outros entendam?

AULA 4. Continue – Falando sobre seu jogo.
Falar o que pensa nem sempre é fácil, principalmente a frente de outras pessoas. Nesta etapa do curso iremos treinar como externalizar nossa ideia através de uma boa apresentação.

AULA 5. Game Over – Conclusão do Curso
Vamos concluir nosso documento e visualizar o resultado que obtivemos no curso! É hora de fazer uma boa apresentação para compartilhar seu jogo com o resto da turma.

 

PERFIL DO ALUNO

Jovens e adultos com interesse por jogos digitais e conteúdo criativo. Aspirantes que busquem entender o processo de criação de um jogo de forma simples e com resultados. Designers, animadores, ilustradores, programadores, escritores e qualquer outro profissional que tenha interesse por documentar suas ideias de forma legível.

 

PRÉ-REQUISITOS PARA O ALUNO

Conhecimento de editores de texto, Word, Google Docs.
Conhecimento básico em ferramentas de edição de imagem. (Photoshop, Illustrator)
Interesse por criação de jogos.

 

MATERIAL NECESSÁRIO

Você precisa trazer o seu notebook.

 

CRONOGRAMA

1º Encontro: 10/10
2º Encontro: 17/10
3º Encontro: 24/10
4º Encontro: 31/10
5º Encontro: 06/11

Todos das 19h às 22h

    professor

  • Alexandre Chaves

    Alexandre Chaves

    Alexandre Chaves é graduado em Design de Jogos e Entret. Digital pela UNIVALI, em 2013 iniciou sua atuação como desenvolvedor na indústria d...

    CONHEÇA MAIS