o-caminho-do-contador-de-historias-oficina-de-narracao-oral-com-sergio-bello_26-11-e-03-12-2016_o-sitio o-caminho-do-contador-de-historias-oficina-de-narracao-oral-com-sergio-bello_26-11-e-03-12-2016_o-sitio

O caminho do Contador de Histórias – Oficina de narração oral

o-caminho-do-contador-de-historias-oficina-de-narracao-oral-com-sergio-bello_26-11-e-03-12-2016_o-sitio
Data
De 26/11/16 até 03/12/16
Onde
O Sítio
Mais detalhes

DEIXE SEU COMENTÁRIO...

SOBRE A Oficina

SOBRE A OFICINA

A comunicação oral ainda é responsável pela esmagadora maioria das interações humanas. Mesmo em tempos de comunicação digital (ou em função dela), a oralidade vem invadindo até o texto escrito. Entretanto, muitos oradores públicos ainda tentam estruturar suas locuções a partir de textos escritos, em geral feitos para serem “lidos” e não “escutados”, acarretando em dificuldades de recepção do discurso.

A oficina se propõe a refletir sobre esta questão e desenvolver competências textuais orais a partir da perspectiva do contador de histórias.

OBJETIVO

• Desenvolver a prática da narração oral, buscando reflexão, fundamentação e técnicas de atuação da narração a partir da perspectiva da oralidade.

• Refletir acerca das habilidades expressivas para a narração oral de histórias.

 • Perceber as relações de complementaridade e especificidade entre linguagem oral e escrita.

• Refletir sobre o trabalho dos narradores no processo de formação do leitor.

CONTEÚDO

Serão estudadas questões teóricas relativas aos princípios da oralidade, as relações entre oralidade e escrita (suas especificidades e complementaridades), mas também questões acerca da sua performance como contador de histórias – comumente chamadas de “questões técnicas” – e que serão abordadas numa “costura” que une teoria e prática.

METODOLOGIA

Os participantes trocam histórias e reflexões embasadas por textos de apoio e mediadas pelo coordenador, alternando com momentos de práticas de narração e de leitura compartilhada (em voz alta) e exercícios de narração oral.

  • Sergio Bello

    Começou a trabalhar como Contador de Histórias em 1995. Desde 1999, até o presente ministra palestras, oficinas e cursos de formação de cont...

    CONHEÇA MAIS