vivencias-de-arte-e-psicanalise-iii-com-marta-ines-arabia-e-marta-martins_08-10-2016_o-sitio vivencias-de-arte-e-psicanalise-iii-com-marta-ines-arabia-e-marta-martins_08-10-2016_o-sitio

Vivências de Arte e Psicanálise III

vivencias-de-arte-e-psicanalise-iii-com-marta-ines-arabia-e-marta-martins_08-10-2016_o-sitio
Data
08/10/16
Onde
O Sítio
Mais detalhes

DEIXE SEU COMENTÁRIO...

SOBRE O Curso

DA VIVÊNCIA

A proposta deste encontro em seu terceiro ciclo, é uma imersão em arte contemporânea e psicanálise a partir da obra de LYgia Clark. A reflexão psicanalítica sobre o sujeito implica uma consideração do espaço e de sua configuração. O descentramento do sujeito da razão se faria acompanhar por uma subversão do espaço que foi explorada culturalmente, ao longo do século XX, por produções de arte moderna e contemporânea. Busca-se, portanto, realizar um diálogo com este tipo de produção, escolhendo-se como lócus específico a obra da artista brasileira Lygia Clark para, em contraponto a ela, propor considerações renovadas a respeito da travessia da fantasia.

O homem contemporâneo escapa às leis da gravitação espiritual. Ele aprende a flutuar na realidade cósmica como em sua própria realidade interior. Ele se sente tomado pela vertigem. As muletas que o amparavam caem longe de seus braços. Ele se sente como uma criança que deve aprender a equilibrar-se para sobreviver. É a primeira experiência que começa.

Lygia Clark

CONTEÚDO

Serão abordados a relação da arte e da psicanálise com a ausência gravitacional e o espaço a partir de algumas obras de Lygia Clark, como também as preocupações tópicas freudianas e a “empreitada topológica” de Jacques Lacan, proporcionando uma vivência teórico-prática de psicanálise e arte.

PERFIL DO ALUNO

Interessados em artes e psicanálise aplicadas. • Pessoas interessadas em psicanálise que desejam conhecer e vivenciar arte • Pessoas que se interessam por conhecer aspectos da arte & psicanálise • Pessoas que se interessam em trabalhar em grupo.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos . A vivência é dirigida para leigos e não leigos, sendo que não é requisito excludente ter participado dos II ciclos anteriores.

  • Marta Inés Arabia

    Marta Inés Arabia nasceu em Buenos Aires, Argentina. É psicanalista clínica desde 1989, e segue até a atualidade. É professora na UNIVERSIDA...

    CONHEÇA MAIS
  • Marta Martins

    Graduada em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), com mestrado em Artes Visuais pel...

    CONHEÇA MAIS