EN PT

Cinema de Artista: da produção de filmes ao cinema expandido

A masterclass com André Parente e Katia Maciel tem como objetivo analisar as principais tendências do cinema de artista no Brasil, desde a produção de filmes à produção de cinema expandido.

É parte da 10ª edição da Strangloscope – Mostra Internacional de Áudio, Vídeo/Filme e Performance Experimental, que acontece de 8 a 13 de novembro, em Florianópolis. A curadoria e realização é da Duo Strangloscope.

O cinema expandido convoca uma variada terminologia (pré-cinema, cinema dos primeiros tempos, vídeo, instalação interativa, etc), uma vez que, muitas vezes, cria um processo de hibridização de tecnologias.

Inicialmente, será estabelecida uma história do cinema de artista e do cinema expandido, contextualizando a produção em relação ao esgotamento do repertório modernista no pós-guerra e a certas transformações ocorridas na cena internacional.

A ideia é mostrar como a produção de imagens em movimento pelos artistas no Brasil foi não apenas extensa, mas abrange obras seminais que mereceriam destaque na cena americana ou européia.

Após as palestras e debate, com mediação de Raquel Stolf, haverá o lançamento do livro de poemas Trailer (ed. 7 Letras), de Kátia Maciel:

SINOPSE:

Neste belíssimo “Trailer” sobressai uma poesia rica que intercala imaginação, fantasia e memória. Itinerante tal qual seu nome, convida o leitor a viajar por mundos condensados em versos, acompanhado por referências cinematográficas e flashes de cenas vívidas capturadas no momento exato….

 

Saiba mais sobre a Mostra AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *