EN PT

Exposição Baupläne

exposicao-bauplane-de-leandro-lopes-de-souza_14-07-2016_o-sitio

SOBRE A EXPOSIÇÃO

A força da evolução produz arquiteturas corporais intrigantes, e é no desenho que encontro a melhor maneira de exprimir meu fascínio por essas estruturas e organismos.
Baupläne, palavra alemã que significa “planos de construção”, é um conceito que foi empregado primeiramente pelo biólogo teórico Joseph Henry Woodger (1898 – 1981). Segundo este conceito, as arquiteturas corporais dos animais são moldadas dentro de limitações físicas, que impõem um número finito de variações. Os Baupläne agem na morfologia dos organismos de forma a conservar suas características dentro de um grupo, dentro de um táxon. Por exemplo, apesar dos insetos serem um grupo muito diverso, todos compartilham o mesmo plano de construção básico, o mesmo Bauplan.
Nesta exposição reúno peças que contam minha evolução como ilustrador de biologia: esboços, tentativas e ilustrações finalizadas. Organizo as obras em 9 Baupläne, expostos como instalações de parede. Tomo a liberdade de incluir o reino vegetal neste conceito usado essencialmente em zoologia. SENDO ASSIM, Os trabalhos estão ligados por um fio condutor que se ramifica semelhante às árvores filogenéticas estudadas tradicionalmente em ciências naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *