EN PT

Lançamento do livro: Curadoria, Cinema e Outros Modos de Dar a Ver

lançameto-livro-cinema

Ao multiplicar os modos de aparição do filme, as tecnologias digitais colocaram em questão as polí­ticas de presença da obra audiovisual. Os ensaios reunidos neste livro buscam embasar a exploração do papel e do poder da curadoria nesse contexto de transformação.

A partir de uma abordagem plural, por vezes fundamentada em sua própria prática, os autores examinam como os processos curatoriais podem contribuir para a constituição da imagem, colocar hegemonias socioculturais em xeque e, em última instância, dar corpo ao cinema como um sistema de linguagens e um campo fenomenológico. A atenção aos aspectos tecnológicos do meio conduz o tema para além de suas dimensões político-institucionais mais imediatas, ressaltando o caráter material e produtivo do trabalho curatorial. Ora se prestando á intermediação do olhar do público, ora na função de gestores da presença da obra, os curadores se mostram como agentes cruciais para a construção de novos e velhos cinemas.

Bio do autor do livro: Gabriel Menotti é professor de cinema e multimídia da Ufes e curador independente. Coordena a rede de pesquisa Besides the Screen. Escreveu e organizou publicações sobre imagem e tecnologia no Brasil e no exterior. Seu livro mais recente é Movie Circuits: Curatorial Approaches to Cinema Technology (Universidade de Amsterdã, 2019).

Entrada franca!
Inscreva-se no Sympla:
http://bit.ly/livrocuradoriacinema

Lançamento do livro: Curadoria, Cinema e Outros Modos de Dar a Ver
de Gabriel Menotti
Data: 07 de Maio
Horário: 21h às 22h30
Entrada franca

Realização: Duo Strangloscope e O Sítio
Produção: João Aires e Bruno Castilho
Comunicação: Paulo Abarno
Design: Oarteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *