EN PT

Oficina de Escrita Literária “Começando com um conto”

Autor:

As oficinas literárias “Começando com um conto” são ministradas pela escritora e jornalista Milu Leite (Prêmio Jabuti em 2006, na categoria literatura juvenil) e existem há mais de cinco anos. Em 2013, foi lançada a primeira coletânea de contos de alunos da oficina: Os meus, os teus, os nossos contos, pela Editora Insular.

A dinâmica destas oficinas se baseia em exercícios e na apresentação de textos teóricos básicos para a produção de contos. O enfoque principal é para a escrita e a leitura dos textos produzidos pelos alunos durante o curso.

Conteúdo:

AULA 1

Parte 1: O que é conto. O que é narrador. Os tipos de narrador. Exercícios.

Intervalo (10 minutos)

Parte 2: Leitura e comentários sobre os exercícios. Leitura de um conto breve. Exercício para casa.

AULA 2

Parte 1: Leitura e comentários sobre os exercícios de casa. O que é personagem. Os tipos de personagem.

Intervalo

Parte 2: Exercícios. Correção e comentários. Leitura de texto teórico. Exercício para casa.

AULA 3

Parte 1: Leitura e comentários sobre os exercícios de casa. Tempo e espaço na ficção.

Intervalo

Parte 2: Exercícios. Correção e comentários. Leitura de trechos de contos. Exercício de casa.

AULA 4

Parte 1: Leitura e comentários sobre os exercícios de casa. O discurso narrativo. Vozes narrativas. A voz do autor.

Intervalo

Parte 2: Exercícios. Correção e comentários. Exercício de casa.

AULA 5

Parte 1: A escrita e suas particularidades. O estilo.

Intervalo

Parte 2: Exercícios. Correção e comentários. Leitura de minicontos. Exercício de casa.

AULA 6

Parte 1: Aplicação de conteúdo geral. O conto desconstruído.

Intervalo

Parte 2: Exercícios. Correção e comentários. Leitura de texto teórico. Exercício de casa.

AULA 7

Parte 1: “Inspiração” ou “expiração”? De onde vêm as ideias?

Intervalo

Parte 2: Exercícios. Correção e comentários. Exercício de casa.

AULA 8

Parte 1: O conto coletivo. Quais as suas bases, qual o seu propósito.

Intervalo

Parte 2: Exercício coletivo. Leitura e comentários. Confraternização.

 

Pré-requisitos para o aluno: domínio da língua portuguesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *