5 atitudes do líder positivo

Até 20 anos atrás (nem tanto tempo assim!), a Psicologia se dedicava exclusivamente ao entendimento e remediação do sofrimento humano, com foco nas doenças e psicoses.
Foi então que um novo olhar trouxe um campo inteiramente novo para essa área de estudo: a Psicologia Positiva. Um grupo de acadêmicos, liderados por Martin Seligman, buscou a partir de então, ferramentas não para minimizar o sofrimento, mas sim para maximizar o bem estar.
Esses estudos têm sido realizados com rigor cientifico e vem sendo validados através de análises de dados coletados através de experimentos sérios e em entidades de renome internacional.
O que se validou, tem mostrado que podemos sim incrementar nosso nível de bem estar em todas as áreas de nossas vidas, aplicando estratégias comprovadamente eficientes.
Estratégias desenvolvidas pela Psicologia Positiva, tem sido utilizadas por líderes em seu dia a dia e atingido uma maior satisfação não apenas para quem a aplica, mas também permeando toda a equipe envolvida. Esses Líderes Positivos tem algumas facetas em comum e podemos identificar claramente cinco delas:

1. Senso de Propósito | esses líderes tem forte senso de propósito, sabem o que estão fazendo, mas principalmente porque o fazem. Neste processo, conseguem passar essa mesma visão à sua equipe, compartilhando um objetivo comum.

2. Confiabilidade | são confiáveis, a equipe confia na visão, mas principalmente no senso de justiça desses líderes. Eles são aquele tipo de pessoa, com a qual se pode contar. Integridade, coerência, honestidade, competência e empatia formam um mix que leva a um maior ou menor índice de confiabilidade.

3. Foco nos Pontos Fortes | focar no que é bom, ao invés de ficar o tempo todo criticando o que poderia ser melhorado, é outra característica deste líder positivo. Isso não quer dizer que ele não busque melhorias, apenas consegue identificar em si próprio e nos membros de sua equipe, os pontos fortes de cada um, valorizá-los e utilizá-los a favor do objetivo comum. Ele sabe quem é bom no que, e faz uso disso como um bom maestro, que sabe escolher o melhor momento para o solista mostrar sua expertise.

4. As Pessoas Primeiro | entender que a frente de qualquer negócio, produto ou serviço estão as pessoas. É para as pessoas que eles existem, pelas pessoas que são feitos e por elas devem ser aprimorados. Colocar a empresa à favor das pessoas, é inteligente, pois permite perceber falhas, valores, atender melhor e se posicionar com relevância interna e externamente.

5. Postura de Estudante | o líder positivo sabe que precisa estar com a mente sempre aberta a novos conceitos, ao aprendizado formal e informal. Essa postura é fundamental nos dias atuais em que a cada dia novos fatores afetam cotidianamente negócios e pessoas.

Gostamos de pensar que essas são atitudes natas, que já vem prontas. Mas não é bem assim, atitudes como as cinco que mencionamos são construídas com um olhar atento e estratégias que permitem cada vez estar mais presente.
É trabalhoso? Com certeza, mas como um atleta de destaque que treina todos os dias até que seus movimentos funcionem num automático preciso, nosso cérebro (e nossas atitudes) precisa também ser treinado diariamente… Com empenho, nos tornamos atletas de alta performance!

  • Nadine Heisler

    Nadine Heisler

    Já deu treinamento para grandes corporações, pequenos grupos, individuais, à distância, presencial. Recebeu prêmios como o Elearning Brasil ...

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