fbpx
ux-deisgn ux-deisgn

2ª Edição UX Design: Do Planejamento à Tomada de Decisão

ux-deisgn
Data
De 15/09/18 até 15/09/18
Onde
O Sítio
Mais detalhes

DEIXE SEU COMENTÁRIO...

SOBRE O EVENTO

Datas dos encontros: 15/09, 29/09, 13/10, 27/10, 10/11, 24/11 e 08/12.
Horário: 08h às 12h
Encontros aos sábados de manhã
Carga horária: 28 horas no total – 7 módulos de 4h

Ministrante: Christofer Ramos

Buscamos por produtos e serviços cujas experiências sejam eficientes e intuitivas, que não nos façam pensar demais, e que tornem simples nossas atividades cotidianas. Ouvir o que o usuário pensa, observar comportamentos e emoções durante o uso, analisar cliques ou toques, construir jornadas, criar personas, validar ideias... são hoje abordagens utilizadas por empresas para desenvolver soluções alinhadas o máximo possível com as características e expectativas de seu público. Isso explica a alta
demanda do mercado por profissionais UX. Ao final deste curso você terá os conhecimentos e as habilidades necessários para dominar a arte de proporcionar experiências extraordinárias aos usuários, como por exemplo: compreender as diferentes formas de se avaliar a Experiência do Usuário,
saber definir qual a melhor métrica para determinado projeto, executar sessões de testes, avaliar e construir interfaces digitais, convergir informações coletadas em protótipos, dentre muitas outras.
A 2ª edição do curso "UX Design - do planejamento à tomada de decisão” reúne as
recorrentes e atualizadas práticas do mercado fundamentadas em conhecimentos da
ciência, criando o cenário adequado a reflexão crítica fundamental para atuação nessa
área.

Apresentação:

15/9 Módulo 1 – UX Design 101
• O que é UX Design?
• IHC – Interação Humano-Computador
• Os paradigmas da User Experience
• Atuação profissional e carreira
• A estratégia UX
• Métodos de pesquisa UX
• Arquitetura de Informação
• Cardsorting
• Tendências em UX Design
• Atividade prática: Cardsorting

29/9 Módulo 2 – UX Persona
• Definindo usuários
• Clientes x usuários
• Por que precisamos de personas?
• Personas de marketing x UX Personas
• Tarefas e Cenários de tarefas
• O ciclo de vida das Personas
• Dando vida à UX Persona
• Journey map – Mapa de jornada do usuário
• Mapa de empatia
• Atividade prática: Persona e journey map

13/10 Módulo 3 – Design de Interação e Usabilidade
• Visual Design
• Diretrizes Interacionais
• Usabilidade web
• Usabilidade mobile
• Leiturabilidade e legibilidade
• Avaliação heurística
• Desenvolvendo heurísticas para domínios específicos
• Percurso Cognitivo
• Atividade prática: Avaliação heurística

27/10 Módulo 4 – UX Design: Pesquisa com usuários
• Tecnologias para pesquisa com usuários
• O que são métricas de User Experience?
• Métricas de sucesso
• Métricas baseadas em problemas
• Métricas reportadas pelos usuários
• Métricas comportamentais e psicológicas
• Métricas fisiológicas
• Teste A/B
• Atividade prática: Desempenho e satisfação do usuário

10/11 Módulo 5 – UX Design: A condução de experimentos
• Formulação de hipóteses e o controle experimentos
• O que um excelente moderador precisa
• O processo de conduzir testes
• Plano e ambiente de teste
• Selecionando os usuários
• Preparação e desenvolvimento de materiais
• Conduzindo a sessão de testes
• O relatório de teste
• Atividade prática: Sessão de Focus Group

24/11 Módulo 6 – Análise de dados e prototipagem
• Universo e amostra
• Tipos de variáveis
• Tipos de dados
• Relação entre variáveis
• Representação gráfica de dados
• Estatística descritiva
• Prototipagem: como e quando fazer
• Protótipos Lo-fi
• Protótipos Mid-fi
• Protótipos Hi-fi
• Conhecendo ferramentas de prototipagem digital
• Atividade prática: Prototipagem em papel

08/12 Módulo 7 – Workshop Adobe XD
• O que é possível fazer no Adobe XD?
• Conhecendo as ferramentas
• Artboard
• Formas
• Textos
• Line & Pen
• Cores
• Símbolos
• Repeat Grid
• Tempo e transição
• UI Kits
• Recursos externos
• Atividade prática: desenvolvimento de protótipo digital com o Adobe XD.

Metodologia:
A metodologia do curso promove exposição de conceitos e fundamentos, descrição de práticas, pensamento crítico, atividades práticas e aprendizagem significativa.

Diferenciais do curso:
• Temática atualizada;
• Conhecimento fundamentado na ciência;
• Estímulo de pensamento crítico e reflexão;
• Oportunidade de aplicação prática;
• Reflexões sobre tendências na área e para atuação profissional.

Bio do Ministrante:
Possui mestrado em Design de Interfaces Cognitivas, pós-graduação em Docência do Ensino Superior, bacharelado em Design Visual, e é especialista em UX Design. Atua profissionalmente com consultoria, pesquisa e qualificação em User Experience; é professor universitário; além de promover transformação de carreira através de coaching e mentoring.

Perfil do aluno/público-alvo:
Alunos e profissionais de design, TI, engenharia do conhecimento, Front-end, programação, publicidade, tecnologia e áreas similares.

Pré-requisitos do participante:
Ensino técnico ou superior em qualquer área, ou conhecimentos básicos em Design.

Material necessário:

Nos módulos 2, 3, 6 e 7: blocos de post-it.
Para o módulo 7: Trazer notebook, visto que neste módulo os alunos aprenderão a utilizar o software (Adobe XD).

    Ministrante

  • christofer-ramos

    Christofer Ramos

    Mestre em Design, especialista em UX Design e Docência do Ensino Superior, Bacharel em Design Visual, Coach. Atua com consultoria, pesquisa,...

    CONHEÇA MAIS

Eventos relacionados

  • ux-design

    UX Design: Do Planejamento...

  • ux-design

    UX Design: Do Planejamento...

  • ux-design

    UX Design: Do Planejamento...

  • ux-design

    UX Design: Do Planejamento...

  • ux-design

    UX Design – Do Plane...

  • ux-design

    UX Design: Do Planejamento...

  • ux-design

    UX Design: Do Planejamento...