fbpx
Workshop-de-Escrita-Criativa2 Workshop-de-Escrita-Criativa2

Workshop Escrita Criativa e Redação Web

Workshop-de-Escrita-Criativa2
Data
De 23/03/19 até 23/03/19
Horário
Ver Detalhes
Onde
O Sítio
Mais detalhes

R$ 250,00

Em estoque

Workshop
Escrita Criativa e Redação Web
Ministrante: Igor Francisco
Data: 23/03/19
Horário: 10h às 12h30 / 13h30 às 16h
Carga horário: 5h

A oficina de Escrita Criativa e Redação Web é dividida em três partes:
1) Fundamentos gerais da escrita;
2) Redação para a internet;
3) Redação publicitária.

No Workshop Escrita Criativa e Redação Web, Igor Francisco vai conduzir os participantes a ter percepções iniciais a respeito da importância do leitor na hora da produção textual, e sobre a necessidade de se utilizar artifícios de linguagem quando a intenção do autor é construir um texto que pretende ser lido.

Desde questões básicas de sociolingüística e análise do discurso, o aluno é conduzido a perceber que o processo criativo da escrita também pode ser organizado mentalmente, a fim de facilitar as novas tentativas de escrita que o aluno venha a ter.

Além disso Igor apresenta soluções de redação para garantir a aplicabilidade do texto em diferentes canais de leitura, como as redes sociais.

Conceitos referentes à redação publicitária são ensinados além de ser apresentado para os participantes uma sugestão de processo para a criação de slogans, assinaturas de campanhas e chamadas publicitárias.

Apresentação do Workshop:

Metodologia:

Objetivos:
– Encontrar o texto empático (aquele com o qual o outro consegue se identificar);
– Mostrar que a criatividade não é algo de outro mundo, mas que parece ser porque costumam dizer isso por aí;
– Colaborar para a criação de mecanismos que ajudem o aluno a não ficar horas olhando para o papel em branco.

Metodologia
1) Aspectos conceituais:

– Diagrama de Venn em busca das palavras perfeitas (sim, aquele da matemática, mas aplicado à escrita);
– Criatividade sem mistério: onde eu encontro o “elemento surpresa para o meu texto?”;
– Filosofia da Linguagem: a transformação da realidade a partir do discurso;
– Sociolinguística como aproximação entre texto e leitor.

2) Aspectos técnicos:
– Tonicidade das palavras: não deixe que o seu texto pareça um um velório;
– O que evitar na hora de escrever;
– Figuras de Linguagem e outros recursos que colaboram com a escrita
– Redação SEO e outros aspectos da redação web;
– Redes sociais: como fazer as pessoas se interessarem pelo conteúdo que você produz.

Público-alvo:

Estudantes de Comunicação/ Design ou áreas relacionadas/ profissionais das mesmas áreas citadas anteriormente e que sentem necessidade de manejar melhor a escrita/ público em geral que tenha conhecimento concreto sobre o funcionamento das redes sociais e da internet.

Material necessário para os inscritos:

Papel/ caneta/ lápis

Breve Bio do ministrante:

Igor Francisco é redator há oito anos, coordenador de conteúdo há três, residente artístico em escrita criativa no Atelier SOMA e ex-repórter/colunista do site Curitiba Cult – um dos maiores da capital paranaense. Já atuou também em assessorias de imprensa, trabalhou como professor de Educomunicação, e também foi responsável por redigir algumas publicações financiadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. Graduado em Comunicação Organizacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), construiu sua trajetória profissional a partir de estudos com foco em análise do discurso francesa, construção de imagem, sociolinguística e escrita criativa – ênfase em redação publicitária. Já foi docente da Secretaria de Estado da Educação em cursos de extensão para os professores da rede estadual de ensino do Paraná, docente convidado da Semana Acadêmica de Comunicação Organizacional da UTFPR – Edição 2016/2017/2018, e realizou assessoria de imprensa e produção conteúdo para diferentes seminários realizados no Congresso Federal.