fbpx
Figura-contemporânea2 Figura-contemporânea2

Workshop Figura Contemporânea

Figura-contemporânea2
Data
De 05/04/19 até 06/04/19
Horário
Ver Detalhes
Onde
O Sítio
Mais detalhes

R$ 260,00

Apenas 9 em estoque

Dia 05/04 - Palestra gratuita

Workshop
Figura Contemporânea
Ministrante: Gutavot Diaz
Data: 05 e 06 de Abril de 2019
Horário: 05/04 – 19h30 às 21h30
06/04 – 10h às 13h e das 15h às 19h
Carga horário: 7h de curso

Em sua quarta edição, aqui no Sítio, o Workshop Figura Contemporânea propõe ao participante uma imersão no estudo e prática do desenho para além da técnica, passando pela conceituação, a constituição e a operação.

Gustavot Diaz apresenta um workshop com apresentações de vídeos e materiais multimídia, exposições teóricas e muita prática de desenho, como desenho de observação direta de modelo vivo nú e objetos. Além de demonstrar o uso e aplicação de materiais expressivos (técnicas secas).

Serão dois encontros, o primeiro dia 05 de Abril, uma palestra gratuita sobre a experiência na arte e suas coordenadas construtivas, falando de técnicas, experimentos, exercícios e sobre o workshop.

O segundo encontro, dia 06 de Abril, acontece o Workshop Figura Contemporânea.

Serão aceitas inscrições no dia da palestra.

Apresentação

PROGRAMA GERAL

OBJETIVOS:
Uma imersão no estudo e prática do desenho para além da técnica: sua conceituação, constituição e operação.

CONTEÚDOS
Tópicos de Anatomia Artística;elementos da linguagem visual; metodologias do desenho; perspectiva;teoria de luz e sombra; técnicas secas (carvão); tópicos de História da Arte, Estética, Crítica e Psicanálise; Teoria do Desenho.

METODOLOGIA
Exposição teórica; apresentação de vídeos e material multimídia de conteúdos selecionados. Prática monitorada de desenhos. Desenho de observação direta de modelo vivo nu, objetos e referências selecionadas. Análise de produções artísticas. Demonstração da aplicação e usos de materiais expressivos (técnicas secas).

SEXTA:
ENCONTRO 1
Sexta 19h30 às 21h30
PALESTRA ABERTA

A “experiência” na arte e suas coordenadas constitutivas. Os experimentos de Brunelleschi como marco da perspectiva e exercício de desconstrução do olhar. Apresentação da tese A Arte Secreta de Michelangelo e problematizações dos lugares do “óbvio”, da “visão” e do “olhar”.

SÁBADO

MANHÃ
10h às 13h

Uma epistemologia do artesanal: relações entre o desenho e a psicanálise de Jacques Lacan. O desenho como articulação simbólico-imaginária (noções acerca dos “registros” na teoria lacaniana). O significado para além da mecânica prática. Rearticulação do “saber” em busca do olhar desenhante. Desconstrução estereotípica e conquista da visão: um exercício de “desvisão”. Origem mítica do Desenho como figuração de uma ausência (“marcar por fora”) e simbolização/presentificação do objeto. A metáfora das caravelas caribenhas/tlingit.

TARDE
15h às 19h

Demonstração dos procedimentos técnicos: emaranhado, três funções da linha de prumo, coordenadas do volume. Desenho com modelo vivo (3 horas com modelo vivo: prática
monitorada)

18h30 às 19h
Avaliação coletiva dos trabalhos e análise técnica.

Material necessário para os inscritos:
1) CARVÃO VEGETAL NATURAL (fusains/charcoal)
Carvão para desenho
Caixa de tamanho médio com 5 unidades (tradicional)
Marca KERAMIK Ref. SC300-01
*OBSERVAÇÃO:
Não adquirir a caixa amarela da marca CORFIX!

2) LÁPIS CARVÃO VEGETAL PRENSADO (“comprimido”)
Lápis carvão comprimido para desenho
Marca FABER CASTEL/linha PITT ou KOH-I-NOOR/linha GIOCONDA (preferencial)

3) LÁPIS PASTEL BRANCO (“seco”)
Lápis pastel seco avulso na cor branca
Qualquer marca

4) BORRACHA “LIMPA-TIPOS” (borracha “miolo de pão”)
Borracha maleável para desenho
Sugestão de marca: CRETACOLOR Ref. 432 20
Tamanho: 3,3 x 4,8 cm

5) PAPEL KRAFT DE “EMBRULHAR PÃO”
Conhecido como “pardo”, vendido em metro ou bobina
Comprar em metro e cortar em folhas A3
Tamanho: 29 x 42 cm

    MINISTRANTE

  • Gustavot-Diaz-Fotografia-GREGÓRIO-BRUNING2

    Gustavot Dias

    GUSTAVOT DIAZ é artista visual formado no Centro de Artes da UDESC. Desde 2002, ministra oficinas de anatomia artística e desenho da figura ...

    CONHEÇA MAIS