Kátia Maciel

A obra da artista investiga o imaginário próprio das imagens em suas relações com a paisagem, os objetos, a palavra e os clichés amorosos. Em seus vÍdeos e instalações, a influência do cinema é flagrante na escala, na poética do movimento, na desnarrativa, em sua expansão para além da tela como modo de incluir o espectador. Uma certa desrealização do mundo surge em colares que ocultam um rosto, mares que escalam o horizonte, árvores que se movimentam em paisagens fixas, bem como, na distorção entre os objetos e suas funções, e no reviramento na interação do que se vê com o que é visto, na presença de uma imagem que insiste em ser imagem de si mesma.
Katia Maciel é poeta, artista e professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trailer é o seu terceiro livro de poemas lançado pela 7Letras, 2017.
Repetir, lançado pela Circuito, em 2015.
ZUN, o primeiro, foi publicado pela +2editora em 2012.

Publicou também Instruções para filmes (e-book org. com Lívia Flores), Poesia e videoarte (com Renato Rezende, 2013), Letícia Parente (org com André Parente 2011), O Livro de Sombras (org. com André Parente, 2010), Transcinemas (org 2009), Cinema Sim (org. 2008), Brasil experimental: Guy Brett (org. 2005), O pensamento de cinema no Brasil (2000) e A Arte da Desaparição: Jean Baudrillard (org. 1997).

Katia Maciel realiza filmes, vídeos, instalações e participou de exposições no Brasil, na Colômbia, no Equador, no Chile, na Argentina, no México, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na França, na Espanha, em Portugal, na Alemanha, na Lituânia, na Suécia e na China. Recebeu, entre outros, os prêmios: Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio (2013), Prêmio da Caixa Cultural Brasília (2011), Funarte de Estímulo à Criação Artística em Artes Visuais (2010), Rumos Itaucultural (2009), Sérgio Motta (2005), Petrobrás Mídias digitais (2003), Transmídia Itaúcultural (2002), Artes Visuais Rioarte (2000)

Eventos ministrados

  • Cinema de Artista: da produção de filmes ao cinema expandido

    A masterclass com André Parente e Katia Maciel tem como objetivo analisar as principais tendências do cinema de artista ...