Sergio Bello

Começou a trabalhar como Contador de Histórias em 1995. Desde 1999, até o presente ministra palestras, oficinas e cursos de formação de contadores de histórias e realiza apresentações artísticas de narração oral em entidades como:
SESC de Santa Catarina e Paraná (oficinas e cursos de formação de Contadores de Histórias); Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação (oficinas de 20 horas). Comitês Regionais do PROLER nas cidades de Caçador, Joinville, Blumenau e Gaspar (SC);.
UNIBB – Universidade Corporativa do Banco do Brasil – Florianópolis. Secretarias Municipais de Educação e outras instituições de ensino.
Publicou artigo “Porque devemos contar histórias na escola” em Baús e chaves da narração de histórias, Gilka Girardello (org), Ed. SES-SC, 2003 – ISBN85-89949-01-X.
Em 2004, concluiu dissertação de mestrado com o título ”Quem Conta um Conto… A Narração de Histórias na Escola e suas Implicações Pedagógicas”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Participa de Festivais e Simpósios Internacionais de Contadores de Histórias, realizando apresentações e oficinas, tais como:
– La via delle fiabe, L’America Del Sud – Um viaggio tra oralità e escritura – III Convegno Internazionale – Pavia, Itália, maio de 2006.
– Boca do Céu – III Encontro Internacional de Contadores de Histórias – São Paulo, Brasil, abril de 2008.
– I Encontro Internacional CAIXA de Contadores de Histórias – Salvador, Brasil, agosto de 2009.
– 9º Simpósio Internacional de contadores de Histórias e Maratona do Rio – Rio de Janeiro, Brasil, agosto de 2010.
– Boca do Céu – IV Encontro Internacional de Contadores de Histórias – São Paulo, Brasil, maio de 2010.
– Projeto “Baú de Histórias” – SESC-SC – turnê de apresentações em 28 cidades do estado de Santa Catarina, nas edições de 2003, 2008, 2011, 2013 e 2015.
20º Festival ABRAPALABRA, Bucaramanga, Colômbia, setembro de 2014.
Ministrou disciplinas de Narração Oral na Faculdade Estácio de Sá (Santa Catarina) para o projeto de extensão “Faculdade da Maturidade” e no curso de Jornalismo (Estudos Complementares de Jornalismo), de julho de 2008 a dezembro de 2011.
Produziu artigo “A palavra: letra e voz” em Contação de Histórias – tradição, poética e interfaces, Fábio H. N. Medeiros e Taíza Rauen Moraes (Orgs.), Ed. SESC-SP-PROLER-Joinville (no prelo).
Conselheiro Municipal de Política Cultural de Florianópolis – representante da sociedade civil, de abril de 2012 a abril de 2014.- Atualmente, é integrante do Grupo Gestor do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura (FCLL) de Santa Catarina para implantação do Plano Estadual do Livro e da Leitura (PELL).

Eventos ministrados

  • o-caminho-do-contador-de-historias-oficina-de-narracao-oral-com-sergio-bello_26-11-e-03-12-2016_o-sitio

    O caminho do Contador de Histórias – Oficina de narração oral

    A comunicação oral ainda é responsável pela esmagadora maioria das interações humanas. Mesmo em tempos de comunicação di...