Para encerrar o ano de 2017 e trazer uma nova perspectiva para 2018, O SÍTIO convida a todos para a inauguração do seu Atelier Digital, no dia 20 de dezembro em Florianópolis.
A iniciativa busca desenvolver produções audiovisuais e interativas, cruzando linguagens de arte, computação gráfica, programação, vídeo, som e imagem.
O Atelier Digital nasceu em agosto de 2017 com o objetivo de apoiar um centro de pesquisa e desenvolvimento de conteúdos artísticos e experimentais, em arte digital no espaço físico do sítio.
O Sítio abrirá as portas para apresentar os resultados dos primeiros meses de pesquisa dos seus artistas residentes. Não deixe de vir conferir em primeira mão as criações dos artistas envolvidos no projeto.
Veja abaixo a programação do Atelier Digital O SÍTIO:
As instalações “Jângala I” e “Limiar” são um contraste entre uma floresta digital e os espaços abertos das planícies imaginárias. Apresentam materiais inéditos de pintura, software e áudio em experiências imersivas e interativas.
“Jângala 1” é a instalação de entrada. Propõe uma experiência imersiva audiovisual em uma floresta digital projetada como uma pintura viva com ares impressionistas. Os presentes poderão interagir com a projeção como, por exemplo, modificar as árvores de lugar e experimentar os rastros deixados.
“Limiar” consiste em uma ampla projeção horizontal de parede inteira e propõe uma experiência de fronteira entre o visível e o concreto onde o espectador se vê, com seu corpo, desvendando as camadas de pinturas remetentes a horizontes e descobrindo seus habitantes. Tudo isso em um ambiente sonoro tridimensional e generativo. Vale ressaltar que todas as aquarelas são inéditas, criadas especialmente para a instalação.
Artistas:
Kaue Costa: Artista Audiovisual e Designer de Interação.
Kaue Costa desenvolve projetos audiovisuais reativos e instalações interativas desde 2004. Pesquisador multidisciplinar de tecnologias criativas, também desenvolve suas próprias ferramentas e softwares para realizar experiências audiovisuais.
Alexandre Chaves: Alexandre Chaves: desenvolvedor e designer de jogos independentes a 5 anos. Formou-se em 2012 em jogos pela Univali. 2015 criou o selo SpaceGiraff3 onde produz jogos Indies sozinho ou acompanhado de outros artistas, criadores e desenvolvedores. Alexandre possui mais de 20 jogos produzidos em sua carreira e atua hoje como diretor criativo, desenvolvedor e artista gráfico.
João Aires: Coordenador cultural e Curador do O Sítio, Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (2011). Graduado em Artes Plásticas e Intermédia pela Escola Superior Artística do Porto (2008). Especializado em Arte Pública e site Specific pela Universidade Lusófona do Porto (2009).
João foi professor-assistente na área de impressão em Gravura, Litografia e Serigrafia na Escola Superior Artística do Porto.
Atualmente, é professor efetivo de Arquitetura na Universidade Estácio de Sá. Expõe seu trabalho artístico regularmente. Já viveu em diferentes cidades da Europa, onde desenvolveu diversos tipos de projetos de arte pública, exposições, entre outras atividades artísticas.
Tiago Brizolara: Mestre em Física (UFSC-SC), Músico (), especialista em Jogos Digitais (PUC-PR) e desenvolvedor de tecnologia.
Desde 2004 atua como compositor e realizador em festivais e mostras. Entre os anos de 2010 e 2011 desenvolveu jogos com a TimeWave Games e, desde 2013, vem aplicando tecnologias digitais em oficinas, pesquisa e palco envolvendo live electronics, detecção de movimento e projeções.
Exposição Inauguração Atelier Digital O Sítio
Artista: Alexandre Chaves, João Aires, Kaue Costa e Tiago Brizolara
Data: 20 de dezembro de 2017
Entrada franca
Realização: O Sítio Arte e Tecnologia