“Panorâmica” é uma exposição que reúne vídeos de vários trabalhos da produção dos últimos 20 anos de Guto Lacaz.
Esta mostra contempla vídeo-registros de instalações, performances, esculturas, máquinas, projetos e pré-projetos.
O objetivo é mostrar a ampla multiplicidade de meios e técnicas que o artista usa para expressar as suas ideias e intenções e fazer um apanhado geral sobre a sua obra.
O artista inquieto está sempre disponível para se reinventar e de uma forma sutilmente irônica.
A obra de Guto Lacaz, que desde sempre surpreendeu por ser inusitada, traz consigo as marcas de todo um percurso ligado ao design, artes gráficas e arquitetura, que se apresenta sempre de forma bastante contemporânea no contexto das artes plásticas.
A procura da geringonça (in) perfeita que nos submeta a algum tipo de reflexão está sempre presente na sua obra, o estranhamento e a ruptura com o cotidiano comum da mesma forma, pois a obra se apresenta em grande parte num contexto público, onde permanece em alguns casos mais efêmera e em outros mais permanente. Por isso a pertinência de reunir os registros do conjunto de trabalhos realizados, entre outros por realizar.
Curadoria: João Aires
Sobre o artista:
Carlos Augusto Martins Lacaz, Guto Lacaz, nasceu em 1948 e trabalha em São Paulo.
É arquiteto pela na FAU SJC 1974.
Em 1978 ganha o prêmio Objeto Inusitado – Arte Aplicada/Paço das Artes e inicia sua carreira como artista plástico.
Em 1982 realiza Idéias Modernas, sua primeira individual, na Galeria São Paulo. Em 1983 a Eletro Performance na FUNARTE SP, 18º Bienal, 1986 Eletro Esfero Espaço na exposição A Trama do Gosto. Em 1989 a composição flutuante Auditório para questões delicadas no lago do Ibirapuera e Cosmos – um passeio no infinito no MASP.
Em 1994 o Periscópio no Arte Cidade II, 1995 ganha a Bolsa Guggenheim, em 1999 o espetáculo Máquinas III no Teatro Cultura Artística, 2003 edita a série de 12 serigrafias Pequenas Grandes Ações, em 2006 realiza a expo Santos=Dumont designer no MCB, em 2007 realiza a exposição Gráfica no CCSP e ganha o prêmio APCA Obra Gráfica, 2010 cria e escultura hidro cinética Ondas d’água para o lago do SESC Belenzinho, em 2011 participa do Aberto Brasília com seu Objeto Flutuante não Identificado OFNI Paranoá.
Em 2012 inaugura a conjunto eólico Claudio, Leonardo e Orlando Villas Boas no Parque Estoril SBC, a exposição Eletro Livros no Centro Cultural Maria Antonia e OFNIS Ibirapuera.
Em 2014 participa da III Bienal da Bahia com Saravá, espiral cinética para o Elevador Lacerda. Inaugura sua segunda escultura em espaço público: Ulysses, o elefante biruta no Parque Pedreira do Chapadão em Campinas.
Em 2015 apresenta a escultura cinética pororoca na expo As Margens dos Mares Sesc Pinheiros, a intervenção urbana ALEX ALEX no CCSP e a performance Ludo Voo no Maria Antonia e Sala Olido.
Livros publicados: Desculpe a Letra - Ateliê Editorial, Gráfica - Arte Moderna, omemhobjeto - Decor Books, 80 desenhos - Dash Editora, Arte é energia IOK, Contas Anacíclicas, inveja, FUTURO, ouvi e ri e O roubo do Monumento às Bandeiras - edições do autor.
É colaborador das revistas Caros Amigos, Ocas e Ottica.
Membro da AGI – Alliance Graphique Internationale
Exposição Panorâmica de Guto Lacaz
Artista: Guto Lacaz
Abertura: 19 de outubro de 2017
Visitação: até 01 de novembro de 2017
Entrada franca
Realização: O Sítio Arte e Tecnologia