Voltar para todos os eventos

Live Performance Yllu

  • O Sítio Arte e Tecnologia Rua Francisca Luiza Vieira Florianópolis Brasil (mapa)
Cópia de 0041-Live-performance-Ylu-fundo.jpg

Yllu é uma performance multimodal, rica em corpo, som, ritmo e projeções, numa experiência estética ampla, instigando a avaliar o que se pode fazer - e com que refinamento - em arte com o uso e desenvolvimento de novas tecnologias.

Num um encontro de artistas, há a harmonização de diferentes linguagens.

Obtuso traz módulos de som eletrônico analógicos e digitais que convivem com o SoMo, instrumento desenvolvido por Tiago Brizolara e Marcos Moritz (em Yllu, parametrizado e complementado com live eletronics por Rodrigo Ramos) cujo som é construído em tempo real pela movimentação da atriz Mhirley Lopes, capturada por uma câmera. 

Uma projeção composta de uma representação desse movimento e de um diálogo com ele é gerada pelo próprio SoMo e o trabalho de arte generativa produzido com as informações em tempo real da performance por um algoritmo desenvolvido para o espetáculo por Kaue Costa.

Ao final da performance, os artistas falarão sobre as plataformas de desenvolvimento de software livre que são utilizadas - Processing (visual) e Pure Data (áudio). 

Farão também um ensaio aberto com laboratório coletivo (aberto ao uso do SoMo, inclusive) para exploração de outras ideias e conexões.

Sobre o SoMo

O SoMo foi desenvolvido tendo em mente que o executante sinta que - e de fato - extraia o som através de seu movimento - e não de seu posicionamento estático. Não utilizando sons pré-gravados, o discurso sonoro vem de uma crueza inicial e tem sua expressividade advinda da experiência no seu uso - como acontece nos instrumentos musicais tradicionais. Para ser possível uma experiência profunda, que não se esgota rapidamente, a câmera utilizada, embora de baixo custo, oferece uma taxa de 90 quadros/s. A análise do movimento captado consegue processar cada quadro em tempo real, provendo um feedback visual responsivo, e, assim, uma experiência imersiva e fluida para o “instrumentista” e demais. Essa velocidade na análise é crucial para que a síntese do som também ocorra em tempo real e de forma fluida.

Live Performance Yllu

Artista: André Godoy, Kaue Costa, Mhirley Lopes, Rodrigo Ramos e Tiago Brizolara

Abertura: 19 de maio de 2017

R$20

Realização: O Sítio Arte e Tecnologia

Evento Anterior: 27 de abril
Exposição Experimentação 01 - Ouroboros
Evento Posterior: 25 de maio
Exposição Certezas Instáveis