Voltar para todos os eventos

Exposição Bienal de Curitiba Intersecções Com a Paisagem


  • O Sítio Arte e Tecnologia Rua Francisca Luiza Vieira Florianópolis Brasil (mapa)

A Galeria Digital O Sítio, recebe para mais uma exposição de 2019, a obra Intersecções Com a Paisagem, um compilado de videoarte, escolhidos pelas curadoras da Bienal de Curitiba, Francine Goudel e Juliana Crispe. Serão exibidos filmes com a estética do cinema experimental que ficam em cartaz na nossa galeria até 9 de novembro.

Artistas participantes:

Bento Ribeiro B`Ro, Bianca Scliar e Lab. Ei. Laboratório de Ensaios e Imprevistos, Bruna Ribeiro, Caio Villa de Lima, Carla Linhares, Carol Garlet, Coletivo Dual (Alê Abreu e Álvaro H. Fieri), Cristina Luviza Battiston, Diana Chiodelli, Evandro Machado, Gabriel Guaraciaba, Manuela Valls, Marcos Serafim, Steevens Simeon e Zé Kielwagen, Marcos Walickosky, Osmar Domingos, Silvana Leal, Vanessa Neuber, Violeta Sutili  e Wladymir Lima.

Texto curatorial: 

A exposição coletiva de vídeo-arte “Intersecções com a Paisagem” propõe apresentar e problematizar dentro do campo artístico as diversas possibilidades da paisagem na contemporaneidade. A proposição, realizada para a 14ª Bienal Internacional de Curitiba – Polo SC é a 3ª edição da mostra concebida por Juliana Crispe e foi concebida em uma chamada direcionada aos artistas que nasceram ou vivem e produzem em Santa Catarina. 

O objetivo é democratizar o acesso e dar visibilidade a vídeo-arte que se produz no estado dentro do tema proposto em seu título. A exposição das obras selecionadas foi idealizada para o espaço O Sítio – Arte e Tecnologia, em Florianópolis, que privilegia a produção artística ligada aos processos tecnológicos.

Entre fronteiras múltiplas, o que norteia a curadoria da exposição – ou desorienta – é a relação entre paisagens de campos distintos, quebrando paradigmas estabelecidos pela história da arte. A memória, o corpo, as relações geográficas, biológicas, históricas, se imbricam em uma mostra que tem por objetivo pensar as extensões da paisagem. 

Propõe-se rupturas do contemplativo dessa modalidade, para provocar novos modos de ver, perceber, sentir a paisagem, bem com suas invenções, suas navegações.

Na arte contemporânea, a paisagem torna-se uma construção aberta, que extrapola a noção de natureza e se reinventa em outras experiências que perpassam a relação de contemplação e de uma realidade, transgredindo ou interrogando os espaços; quebrando, cruzando fronteiras e reinventando territórios.

Texto e curadoria Francine Goudel e Juliana Crispe

Exposição Bienal de Curitiba Intersecções Com a Paisagem

Abertura: 17 de outubro de 2019 

Visitação: até 9 de novembro de 2019

Entrada franca

Curadoria: Francine Goudel e Juliana Crispe

Realização: O Sítio Arte e Tecnologia e Ally Collaço

Evento Anterior: 25 de setembro
Exposição África Noturna