Na noite de abertura, às 20h30, a artista apresentará a Performance Ethereum – II Movimento
A Galeria Digital do O Sítio, recebe para a segunda residência artística de 2019, a artista intermídia, performer, diretora e pesquisadora, Carolina Berger, com a exposição Ethereum Útero. E vem apresentar suas pesquisas, estudos e experiências sobre corpo e tecnologia, uma metodologia intitulada, Digital Self Media Lab.
A residência artística vai se constituir de uma exposição de videoarte e um performance, falando muito sobre corpo e tecnologia.
Entre natureza, órgãos e componentes de hardwares, há elementos comuns que são formulados em uma espécie de algoritmo sonorovisual. Os autorretratos são registrados em diversos ambientes de imersão onde os elementos terra e água compõem a substância da forma que conecta o corpo ao espaço de origem: o útero, a placenta e o cordão umbilical.
Performance Intermídia - Ethereum - II Movimento
O projeto para a residência artística aqui no O Sítio a artista intitula, Performance Intermídia – Ethereum – II Movimento. Ethereum é um projeto de performance intermídia que se constitui de ações performativas, todas parte da pesquisa @digitalselfmedialab.
Acontece em movimentos compostos por atos performativos, vídeo performances e fotografias. Para além das fronteiras entre espaço e anatomia corporal, o conjunto das obras Ethereum propõe o corpo como plataforma dos elementos químicos que compõem a vida, relacionando com objetos técnicos e sua composição elementar.
A proposta de residência artística em O Sítio é o segundo movimento desta pesquisa artística sobre intermidialidade e presença.
Ethereum | II Movimento é uma performance intermídia, com duração aproximada de 25 minutos que propõe uma leitura sobre o surgimento da presença no corpo, a partir das relações cíclicas entre os elementos água e terra, simbolizados por movimentos de quadril, pés e mãos, interligados com imagens e sons, ao vivo.
O quadril é o lugar da água e do fluxo. Refúgio do útero, órgão que gera e sustenta a criação. Quando envolto pela placenta, gerando a vida, o útero torna-se uma só anatomia com esse mar que protege e nutre os primeiros elementos de sua existência. Do útero partem as raízes que nos conectam à terra. Elas formam os pés e as mãos, lugares dos nós criados nas conexões.
As fases dessa forma de vida pulsante, onde tudo fertiliza e germina compõem as imagens e os sons da presença performática de Ethereum II Movimento.
Na interação-fusão corpo cênico e imagem projetada, a consciência corporal é retratada como um lugar onde o constante renascimento da presença e o fluxo impermanente da vida e dos dados convivem.
Currículo Resumido do artista:
Artista intermídia, performer, diretora e pesquisadora, Desenvolvo trabalhos a partir da fusão entre artes do corpo, tecnologia e audiovisual. A partir de experiências em pesquisa e inovação, crio obras de arte-ciência que aproximam o público das novas tecnologias,
da valorização da presença e dos efeitos cênicos das emoções.
- Pós-Doutoranda em Performance Intermídia - Pós-Graduação em Artes Cênicas / ECA - USP.
- Doutora em Performance Intermídia Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais / ECA – USP.
- Mestre em Documentário Cinematográfico pela Universidad del Cine – Argentina.
- Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSM
Exposição Ethereum Útero
Artista: Carolina Berger
Abertura: 04 de abril de 2019
Visitação: até 27 de abril de 2019
Entrada franca
Realização: O Sítio Arte e Tecnologia