Venha aprender a construir um instrumento musical digital. Nesta oficina, você poderá experimentar técnicas de prototipação eletrônica e programação, construindo um controlador MIDI com Arduino e um sampler em pure data. Uma noite de inspiração, discussão e muita mão na massa, um primeiro passo na criação de novas interfaces para expressão musical.
- Para fazer a oficina você precisa levar o seu laptop no dia.
- Não é preciso nenhum conhecimento prévio de eletrônica ou programação
- O kit utilizado na oficina estará disponível para venda a um preço especial para quem quiser continuar experimentando.
A oficina será ministrada por João Tragtenberg, fundador do Batebit Artesania Digital e mestre em Ciências da Computação pela UFPE onde pesquisou instrumentos digitais de música e dança. Foi pesquisador industrial do Instituto SENAI de Inovação para TICs onde iniciou o CIIMUS, núcleo de Criatividade e Inovação para a Indústria da Música. Participou de eventos como a abertura do carnaval do Recife 2018 em uma participação no espetáculo "O Frevo Para o Mundo" do Quinteto Violado, foi palestrante da Campus Party Recife em 2012 e 2013 e produtor tecnológico de diversos espetáculos de Dança, Música e Performance. Atualmente tem se dedicado à performance Gira, onde dança e toca seu instrumento Giromin controlando programações luminosas e sínteses sonoras.
O Batebit Artesania Digital é uma empresa de experimentação e criação de novos instrumentos e interações musicais, fundada por João Tragtenberg e Filipe Calegario no Recife/PE. Desde 2014, trabalha em diversas linhas: concepção e desenvolvimento de instrumentos musicais digitais, interfaces interativas para dança, instalações interativas, além de realizar apresentações artísticas e atividades formativas (palestras, oficinas, cursos, etc.)
Alguns dos artefatos criados pelo Batebit são: o Pandivá (pandeiro de vara, instrumento híbrido que funde elementos do pandeiro, do trombone e da guitarra), o Giromin (instrumento baseado no movimento do corpo que permite a dança gerar música), o Tumtá (instrumento na forma de uma palmilha que transforma pisadas em sons), o DisqueSom (telefone antigo hackeado para funcionar como um controlador de DJ), o Probatio (ferramenta modular de prototipação de instrumentos musicais híbridos) e o Piso Interativo (composto por 36 ladrilhos grandes de vidro iluminados no chão que, ao serem pisados, disparam sons, luzes e projeções).