A Galeria Digital O Sítio, recebe a sua primeira residência artística em 2020. Após aceitar nosso convite para realizar uma exposição aqui, o artista Lucas Bambozzi, vem para criar algo novo.
A ideia é esgarçar a noção de especificidade do lugar (site-specific) explorando a condição da paisagem como elemento indutor de afetividade ou de pertencimento, através de conceitos como topofilia e de solastalgia, neologismos conectados aos estudos da geografia – e também da filosofia e da arte - envolvendo aspectos subjetivos e pessoais associados ao espaço.
A conexão sentimental em relação a determinados lugares (topofilia) ou o estresse mental ou existencial causado por mudanças dramáticas no meio-ambiente (solastalgia) podem estar interconectados em torno de paisagens radicalmente alteradas, seja por catástrofes ou por ações mais nitidamente humanas.
A proposta durante a residência é mergulhar em um processo que envolve percepção e representação espacial, captando imagens e desenvolvendo sequências visuais que explicitem o entendimento do espaço e do ambiente à nossa volta a partir de seus elementos constituintes, tanto visíveis e brutos como invisíveis e imateriais.
Residência Artística O Sítio
Do Alterado ao Redor de com Lucas Bambozzi
Data: de 20 de janeiro a 02 de Fevereiro
Artista: Lucas Bambozzi
Exposição abertura: 30 de Janeiro às 19:00
Conversa com o Artista às 21:00
Organização: João Aires
Entrada franca. Traga sua bebida.
Se beber, não dirija. Use táxi ou App
Realização: O Sítio Arte e Tecnologia