Optical Effects de Pierre Paslier (UK)

Eu sempre fiquei intrigado com o efeito óptico moiré. É tão simples e ao mesmo tempo tão complexo, como se houvesse um segundo nível de design, sutil e não intencional, além de cada linha. Esta série é uma exploração sobre padrões de interferência e vibrações inesperadas que diferentes algoritmos podem criar no que é essencialmente uma série de linhas horizontais. Cada obra de arte usa uma fonte diferente de ruído para influenciar a topologia dos padrões (fibroso, amassado, turbulento ...) e o moiré resultante é gerado como uma sequência de loop em algumas centenas de quadros. Isso fornece candidatos suficientes para eu escolher alguns quadros favoritos para plotar. Nesse caso, eu estava interessado em plotar em um fino papel japonês Sumi-e muito sensível à tinta. Alguns milissegundos de contato com a caneta e a tinta começam a se fundir através das fibras, o que sinto acrescenta mais vibração a cada desenho. Eu sempre classifico meu trabalho de linha de um lado da página para o outro, para que o vídeo da trama pareça orgânico. Eu gosto de ver qual linha a plotadora traçará a seguir e, às vezes, há um pouco de fantasma na concha.

Decidi criar a série sobre formas poligonais sequenciais simples para introduzir um aumento gradual da complexificação à medida que os padrões de ruído evoluem.

Acho que você nunca pode controlar o Moiré e acho que é um bom resumo da filosofia por trás do meu trabalho no momento. Não tente controlar tudo, é uma chance de fazer com que acidentes de sorte aconteçam.



 
ID_2.jpg
 

Pierre Paslier trabalha com startups em Londres durante o dia e um artista generativo à noite. Ele se formou no Royal College of Art em 2014. Um criador de coração, ele tem sido obcecado por desenhar robôs nos últimos dois anos e, com base em Londres, ele mergulhou na vibrante comunidade generativa local. Seu trabalho é baseado principalmente em plotter, experimentando a interseção entre o físico e o digital. Ele fundou a Generative Hut em 2019 como uma âncora para a comunidade artística generativa. Ele está sempre comprando canetas demais.

@pierre.paslier

etsy.com/uk/shop/GenerativeHut