Voltar para todos os eventos

Exposição Olhar Sobre a Obra de Joana Vasconcelos


  • O Sítio Arte e Tecnologia Rua Francisca Luiza Vieira Florianópolis Brasil (mapa)
Cópia de 0120-JOANA.jpg

Esta mostra contempla um olhar sobre a obra de Joana Vasconcelos do ano 2000 até  meados de 2015. Tem como objetivo mostrar ao público a sua obra através de vídeo registros e documentos cedidos pela artista plástica portuguesa.

Joana Vasconcelos é uma artista de relevo incontornável da arte contemporânea portuguesa. Sua obra não permanece apenas em Portugal mas no mundo todo e, hoje em dia, está nos principais museus e centros culturais por esse mundo a fora.

Em suas esculturas e instalações utiliza vários materiais comuns ao cotidiano de qualquer pessoa, transformando-os em objetos que têm formas estranhamente familiares  mas que nos remetem para novas possibilidades estéticas.

Joana criou uma linguagem muito própria para expressar a sua arte. Muitas vezes inspirada no artesanato local ela criou novas formas de o compreender, comprometida com a sua cultura bebe da fonte das suas origens para criar novas possibilidades estéticas.

Sua obra que tem muito de “barroco contemporâneo” em que cada detalhe, e dialoga com o contexto social e político, cruzando tradição e modernidade, num conjunto de obras que tem na sua génese o ser português, procurando histórias dos costumes nessas ligações entre o passado e presente. 

Olhar sobre a Obra 

A exposição Olhar sobre a Obra, de Joana Vasconcelos, contará com a exibição de Vídeo Registros de Instalações, e de  documentários sobre a obra artista plástica portuguesa. 

A mostra, que contempla um olhar sobre a obra de Joana Vasconcelos do ano 2000 até  meados de 2015, além da exibição de 4 documentários, tem como objetivo mostrar ao público produções diversas por meio de vídeo registros e documentários cedidos pela artista.

Joana Vasconcelos é uma artista de relevo incontornável da arte contemporânea portuguesa e que possui obras não somente em Portugal, mas também nos principais museus e centros culturais de todo o mundo. 

Em suas esculturas, Joana faz uso de diversos materiais comuns ao cotidiano de qualquer pessoa, transforma-os em objetos com formas estranhamente familiares e que, ao final, nos remetem para novas possibilidades de pensamentos. 

Sua obra, que é inspirada no “barroco contemporâneo”, dialoga com o contexto social e político, cruzando tradição com modernidade, num conjunto de obras que têm na sua génese o ser português, procurando nas histórias dos costumes essas preciosas ligações entre o passado e presente.  

Curadoria: João Aires 

Bio da artistas:

JOANA VASCONCELOS (1971) vive e trabalha em Lisboa. Expõe regularmente desde meados da década de 1990. O reconhecimento internacional do seu trabalho deu-se com a participação na 51.ª Exposição Internacional de Arte – la Biennale di Venezia (2005). Momentos relevantes da sua carreira incluem o projeto Trafaria Praia, representação oficial de Portugal na 55.ª Exposição Internacional de Arte – la Biennale di Venezia (2013); a exposição individual realizada no Château de Versailles (2012); a participação na coletiva “The World Belongs to You”, no Palazzo Grassi/François Pinault Foundation (2011); e a sua primeira retrospetiva, apresentada no Museu Coleção Berardo, em Lisboa (2010). Do seu percurso, destacam-se ainda exposições em instituições como ARoS Aarhus Art Museum, Aarhus, Dinamarca (2016); Museo Thyssen-Bornemisza, Madrid (2015); Waddesdon Manor - The Rothschild Foundation, Buckinghamshire, Reino Unido (2015); Manchester Art Gallery (2014); Tel Aviv Museum of Art (2013); Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa (2013); CENTQUATRE, Paris (2012); Kunsthallen Brandts, Odense, Dinamarca (2011); Es Baluard, Palma de Maiorca (2009); Garage Center for Contemporary Culture, Moscovo (2009); Pinacoteca do Estado de São Paulo (2008); The New Art Gallery Walsall, Reino Unido (2007); Istanbul Modern, Istambul (2006); Passage du Désir/BETC EURO RSCG, Paris (2005); Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, Sevilha (2003); Műcsarnok, Budapeste (2002); Museu da Eletricidade, Lisboa (2001); e Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto (2000). O seu trabalho integra inúmeras coleções públicas e privadas, das quais se destacam as seguintes: Amorepacific Museum of Art; Caixa Geral de Depósitos; Câmara Municipal de Lisboa; Centro de Artes Visuales Fundación Helga de Alvear; Domaine Pommery; FRAC Bourgogne; Fondation Louis Vuitton pour la création; Fundação EDP; Gerard L. Cafesjian Collection; MUSAC; Museu Coleção Berardo; Pinault Collection.

Exposição Olhar Sobre a Obra de Joana Vasconcelos

Artista: Joana Vasconcelos

Curadoria: João Aires

Abertura: 16 de novembro de 2017

Visitação: até 29 de novembro de 2017 

Entrada franca

Realização: O Sítio Arte e Tecnologia

Evento Anterior: 8 de novembro
10ª Mostra Internacional de Cinema Strangloscope
Evento Posterior: 8 de dezembro
Exposição In Natura e Intervenção Symbiosis