Roberta Tassinari apresentará trabalhos que possuem diferentes linguagens, mas um mesmo raciocínio. Suas obras mantém um diálogo centrado em duas questões: a modulação da cor e da luz através da matéria, e fazem parte de uma pesquisa de experimentação de materiais que podem ser modelados e articulados favorecendo o surgimento de relações pictóricas. Matérias cujas propriedades possibilitam tanto associar elementos do campo da pintura, como explorar suas potencialidades plásticas e expressivas: transparência/opacidade, peso/leveza, flexibilidade/rigidez, volume/planaridade.
E tanto pertencentes aos modos tradicionais – tinta e tela -, como feitos para outros fins: silicone, madeira balsa, fita adesiva, entre outros. A relação entre os diferentes materiais menciona e altera a dinâmica pictórica de cada trabalho.
Sobre o artistas
Roberta Tassinari nasceu em 1983 em Florianópolis onde vive e trabalha atualmente.
Em 2005 finalizou a graduação em Comunicação social – Publicidade e propaganda pela Unisul. Paralelo a universidade participou de oficinas de desenho, pintura e cerâmica no Centro integrado de Cultura em Florianópolis.
No ano seguinte muda-se para Porto Alegre, onde morou por dois anos cursando especialização em expressão gráfica na PUCRS, e em design gráfico na Unisinos. Em 2007 viaja para o Canadá onde cursa pintura no Emily Carr Institute of Art, em Vancouver.
Em 2009 ocorre sua primeira participação no circuito de arte contemporânea, com o trabalho Pinturas no 30º Salão ArtePará. No mesmo ano ingressa no mestrado em artes visuais na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina – sob orientação de Regina Melim.
De 2008 a 2013 participou do grupo de orientações com o artista Fernando Lindote, e seu interesse se voltava para a investigação de materiais banais do cotidiano, explorando suas potencialidades plásticas – pesquisa que continua desenvolvendo atualmente.