[BLIND]Agem! é um projeto de pesquisa do grupo LAUT, baseado na pesquisa em danças urbanas contemporâneas, que o grupo desenvolve há oito meses, que tem por objetivo trabalhar percepções e questionamentos originados na experiência de dança sem a referência da visão mas, sobretudo nas potencialidades do corpo e na relação com o outro, por meio de técnicas de contato improvisação. Como fio condutor, o grupo lança mão do termo “blindagem”, que de um lado, sugere a ausência de visão como um dispositivo de proteção ilusório para o bailarino, por outro lado, apontando a falta dessa referência como um estado de suscetibilidade ao bailarino, levando o mesmo a se guardar, se proteger, se blindar. Tem-se aí a beleza dessa dicotomia que é, ao mesmo tempo, propulsora e paralisante.
O xis da palavra se justifica pelo intuito da proposta: ex- é um prefixo latino que indica movimento para fora, e é para esse fora que o grupo dança.
O LAUT foi convidado para abrir uma das noites do 12o Festival Internacional de Curitiba, em 2013, considerado um dos festivais mais importantes da América Latina, e lançar “Hip Hop Experimental” como a nova categoria de dança do festival. Também em 2013, o grupo recebeu o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura. O Edital resultou na montagem do espetáculo Vernissage. Ao final de 2014, o grupo deu início às primeiras pesquisas para seu espetáculo, o [BLIND]AGEM. Em Fevereiro de 2015, promoveu o IMERSÃO – (Con)vivências corporais nas danças urbanas, trazendo três profissionais das danças urbanas/ contemporâneas de diferentes lugares do Brasil para Florianópolis.
Também no início de 2015, o grupo participou do VERSO – Seminário de Verão em Residência, também em Florianópolis, propondo uma oficina e apresentando trechos da pesquisa recente.
Performance EXpetáculo [BLIND]Agem!
Direção: Juliana Roumbedakis
Coordenação: Moni Cherem
Conceito: Grupo LAUT
Bailarinos: Hanna Feltrin, Mariana Hilgert, Moni Cherem, Renan Péres e Tayná Lobo
Figurino: Moni Cherem e Renan Bachiega
Trilha: Lucas Tavares, Fábio Sung e Weider Régis
Apoio: Kirinus Escola de Dança
Data: 19 de outubro de 2015
Entrada franca
Realização: O Sítio Arte e Tecnologia e Myrine Vlavianos Arte Contemporânea