A exposição Teia de Afetos reúne dois projetos da artista Silvana Macêdo que abordam a questão materna na contemporaneidade, são eles a série fotográfica intitulada Devoção e a vídeo instalação multicanal Sombra de Névoa.
Em Devoção, Silvana compartilha fragmentos de sua experiência materna dialogando com o quotidiano de outras duas mães artistas com quem se relaciona afetivamente. Ao evidenciar o espaço íntimo destes três lares, o trabalho procura dar visibilidade aos inúmeros pequenos atos devocionais que elas realizam diariamente. Há uma negociação constante entre suas necessidades pessoais e profissionais, com o tempo e o cuidado dedicados a seus filhos. É neste cuidado diário que uma teia invisível de afetos vai se constituindo, sendo ela estruturante para a criação. A criação artística e criação de filhos, que se dá no meio de um turbilhão de emoções, tarefas, dores, frustrações, culpas, preocupações, incertezas e desejos.
A permanência desta delicada teia que se estabelece entre mãe e filho, transcende até mesmo a vida material. Esta resiliência é o tema central da vídeo instalação Sombra de Névoa, que, através de um sonho, revela o momento traumático da perda da mãe por uma criança. A criança penetra num espaço que parece separar a vida e a morte, tentando compreender o grande abismo que se estabeleceu entre ela e sua mãe. A fluidez da memória e dos espaços subconscientes são refletidos nas imagens subaquáticas que compõem os vídeos. O título deste trabalho se baseia em um verso do poema Eu, de Florbela Espanca:
(…) Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!... Florbela Espanca
Currículo Resumido do artista:
Silvana Macêdo pesquisa o diálogo entre arte, ciência, natureza e tecnologia. Mais recentemente desenvolve pesquisas na área de maternalismos, gênero e feminismos. Professora do Departamento de Artes Visuais e PPGAV, UDESC, atua nas áreas de pintura, vídeo, instalação e fotografia. Doutorado em Artes Visuais, UNN - Northumbria University, Newcastle Upon Tyne, UK (2003). Aprofundou suas pesquisas sobre tecnologia de telepresença em seu trabalho de pós-doutorado sob orientação da Profa Dra Diana Domingues na Universidade de Caxias do Sul, em 2005.