Museus Pelo Mundo Que Oferecem Exposições Virtuais Durante A Quarentena

mtropolitan.jpg

Devido aos últimos acontecimentos, onde todos devemos permanecer em quarentena. Voos foram cancelados, fronteiras estão fechadas e muitas atrações culturais cancelaram suas programações, para evitar a disseminação e o contágio de pessoas. Mas para a nossa sorte, alguns museus pelo mundo estão disponibilizando a visita a suas galerias e principais obras de arte online.

Aproveita este tempo para fazer um tour pela história da arte, sem sair de casa, e passear pelas galerias e exposições em museus como nós do O Sítio, em Florianópolis, o MASP, em São Paulo, e o The Metropolitan, em Nova York. Tudo isso sem filas e totalmente gratuito.

O Sítio Arte e Tecnologia, Florianópolis - Brasil

Devido às circunstâncias trazidas por esta pandemia, surgiu a necessidade de continuar a comunicar e dividir com o público um pouco da nossa pesquisa. Assim criamos um canal online onde nós compartilhamos  trabalhos e conteúdos de arte digital e vídeo arte. Chamando artistas, de todas as partes do mundo, para compartilhar seus trabalhos. 

Queremos manter a chama acesa e continuar o nosso objetivo de arte para todos.

The Metropolitan Museum of Art, Nova York – Estados Unidos

O The Metropolitan Museum fundado em 1870, abriga importantes coleções de obras europeias e também uma seção dedicada à instrumentos musicais e armas históricas.

Em uma parceria com o Google Arts & Culture, você pode passear pelos corredores, tudo em vídeo 360º, é possível ver a coleção de um dos mais importantes museus da cidade americana. 

Louvre, Paris – França

O Louvre, talvez o museu mais conhecido no mundo, permite que o público faça visitas online por suas galerias e salas de exibições. É possível desde às antiguidades egípcias até a Galeria d’Apollon.

O Louvre não está entre os melhores sites de museus virtuais, mas certamente está entre os melhores museus do mundo.

Casa de Anne Frank, em Amsterdam - Holanda

O Museu Casa de Anne Frank, sediado em Amsterdam, também torna possível assistir virtualmente, vídeos sobre a vida e o diário de Anne Frank e também a casa onde a família  morava antes da grande guerra. Quem tiver disponível óculos VR poderá usá-los em uma sessão especial. A sessão de realidade virtual está disponível em português.

O museu também pode ser visto no Google Arts & Culture.

The British Museum, Londres – Inglaterra

O Museu Britânico abriga milhões de objetos importantes da cultura mundial, o que atrai muitos visitantes, e mesmo online, conhecer todas as salas do museu pode levar alguns dias. 

Você pode andar pelos corredores do British Museum através do Google Arts & Culture. Por lá há também algumas exposições online.

Museu da Acrópole, Atenas – Grécia

O Museu Arqueológico de Atenas é um espaço que preserva boa parte do que restou dos adornos da Acrópole de Atenas, além de outras construções e obras de arte importantes para o país e toda a civilização ocidental. O museu é mais um que você pode dar um belo passeio pelo Google Arts & Culture, o que ajuda a dar um gostinho do que é o lugar. 

A visita imperdível para quem vai à capital da Grécia, mas neste momento nada melhor que uma visita online.

MASP, São Paulo – Brasil

O MASP,  famoso pelos quatro pilares vermelhos que apóiam o grande vão livre de 74 metros, é parada obrigatória para os amantes de arte, que vão para São Paulo, entre as obras do museu, destacam-se nomes nacionais  e internacionais como: Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Almeida Junior,: Rafael, Mantegna, Renoir, Manet, Monet, Degas, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall.

Virtualmente você poderá conhecer o acervo do museu, acessar galerias e detalhes das peças em exposição. O passeio também esta disponível no Google Arts & Culture. 

Sugestões de outros museus online:

Museu Pablo Picasso, Barcelona – Espanha

Rijksmuseum, Amsterdam – Holanda

Museu Reina Sofia, Madrid – Espanha

MoMa, Nova York – Estados Unidos

Yad Vashem Museu do Holocausto, Jerusalem – Israel

Van Gogh Museum, Amsterdam – Holanda

The Guggenheim, Nova York – Estados Unidos

Museu Orangerie, Paris – França

National Museum of Modern and Contemporary Art, Gwacheon – Coreia do Sul

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro – Brasil

La Casa Azul – Museu Frida Kahlo, Cidade do México, México

Instituto Inhotim, Brumadinho – Minas Gerais

Hermitage Museum, St Petersburg – Russia

Ohara Museum of Art, Kurashiki – Japão

2H2A2182 copia.jpg

Autor: Paulo José de Lima Abarno