Contemplar o Tempo de Muriel Paraboni (BRA)

As obras selecionadas para esta exposição virtual são versões recentes de propostas produzidas entre 2015 e 2019, em geral realizadas para exposições específicas e apresentadas no todo ou como partes de ambientes de vídeo instalação. Aqui elas são exibidas como peças de vídeo arte, redesenhadas para a apreciação online, em tela ou em projeções mono-canal.

Escolhi esses trabalhos porque eles compartilham certas características. Todos de alguma forma exploram o tempo e o espaço, numa perspectiva sensorial e abstrata. Ou seja, partindo de lugares e objetos reais, a cachoeira, o entardecer no campo, o nado do peixe, esses vídeos conduzem a atenção para a maneira como percebemos os fenômenos, como os registramos na memória, como lidamos com esses materiais, imagens, sons, sensações e sentidos.

Em outras palavras, as obras convidam a uma experiência com o tempo, explorando um espaço ele próprio virtualizado, subjetivo e profundamente pessoal. A intenção é abstrair as referências reais e externas, empregando mínimas visualidades e assim propiciando que cada um encontre suas próprias narrativas e conexões.


 
 

 
Foto _ Muriel Paraboni _ Artista Visual.jpg
 

Muriel Paraboni é artista multimídia. Formado em artes visuais e cinema, com mestrado no campo da Arte e Tecnologia, sua produção é marcada pelo hibridismo e pela experimentação de linguagem, envolvendo elementos de narrativa, poesia e abstração com temas existenciais e relações com a história da arte e filosofia. Com forte ênfase visual, seu trabalho explora tempo, espaço e significado numa variedade de suportes, como pintura, objeto, fotografia, instalação, vídeo e cinema, os quais surgem muitas vezes combinados em propostas ambientais e sensoriais.

Realizou 5 mostras individuais e participou de mais de 60 mostras coletivas em várias partes do mundo desde 2010. Seus filmes e vídeos vêm sendo exibidos em festivais, museus e galerias em mais de 20 países, tais como Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália, Alamanha, Áustria, Suécia, Portugal e Espanha, recebendo diversos prêmios.

@murielparaboni

vimeo.com/murielparaboni