A exposição de Diego de los Campos é composta por duas séries e dois vídeos. Na série Sobre portas, a silhueta desenhada se assemelha a um rosto humano que surge por meio de um trabalho de desgaste que mostra as diferentes camadas da construção de uma porta. A cor evidencia cada parte dessa estrutura diferenciando o espaço interno do externo. O ser é apresentado então como um conjunto de forças que transbordam um corpo fechado dando lugar a um jogo de energias que parecem estar em constante movimento.
A série Antirretratos é formada por desenhos em nanquim sobre papel, sobre papel de caderno de contabilidade (28x35cm) e nanquim sobre folhas de livro de contabilidade. São desenhos, feitos em nanquim puro e aguado aplicado com pincéis não convencionais (como o bambu). Retratos de seres imaginados, onde a linha construtiva do traço é guiada pelo formato de um busto humano e a representação de uma paisagem interna, um estado de ânimo ou de espírito. Diego também apresenta vídeos da série Barbiecue: Nobody loves me, em que uma boneca Barbie recebe um jato de ar quente que a deforma e colapsa; e Precipitação (2012), que mostra num primeiro plano frontal a cabeça de uma Barbie após ser submergida em solvente.
Sobre o artistas
Diego de los Campos é graduado em Artes pela Universidade da República, no Uruguai. Reside desde 1999 no Brasil, onde expõe regularmente e participa de exposições de arte contemporânea com trabalhos em vídeo, animação, desenho e arte sonora.
De 2010 a 2015 foi selecionado em diversos salões expositivos como o de Piracicaba, de Ribeirão Preto, Arte Pará, Xumucuís e Salão de Natal, entre outros. Em 2011 realizou a exposição individual Simpatia, no Museu Victor Meirelles, exibindo trabalhos em animação, fotografia e instalação cinética.
Em 2016 seus trabalhos foram expostos no Museu de Arte de Blumenau, na Sala Municipal Vecchietti, no Instituto Internacional Juarez Machado, no Museu de Arte de Santa Catarina, e na França, no L’espace AP, na cidade de Toulouse. Desde 2010, Diego integra o Coletivo Artístico Nacasa, onde trabalha e ministra cursos regulares de multimídia.
Exposição Antirretratos
Fotógrafos: Diego de Los Campos
Abertura: 17 de setembro de 2015
Visitação: até 10 de outubro de 2015
Entrada franca
Realização: O Sítio Arte e Tecnologia e Myrine Vlavianos Arte Contemporânea