Antárctic Biennalle

Antárctic  Biennalle.jpg

“A Bienal Antártica é um fenômeno sociocultural internacional que utiliza metodologías artísticas, científicas e filosóficas para abordar espaços compartilhados, como a Antártica, o Oceano e o Espaço Exterior.

A expedição nos navios de pesquisa culminará nessas atividades interdisciplinares inspiradoras. O navio se tornará um veículo para a geração de arte e idéias, uma plataforma itinerante para o diálogo entre artistas, pesquisadores e pensadores.

A Bienal Antártica não inicia nem termina com a expedição em março de 2017. Trata-se de uma bienal «em processo», criando constantemente espaço para cooperação produtiva e criação de significado. 

O conceito para a Bienal Antártica foi proposto pela primeira vez pelo artista, marinheiro e filósofo russo Alexander Ponomarev em 2011. Alexander realizou várias expedições à Antártica e organizou uma série de eventos artísticos internacionais no continente.

Em 2014, como Comissário, Ponomarev estabeleceu o primeiro pavilhão supranacional da Bienal de Veneza - o Pavilhão Antártico - como uma interface internacional da Bienal da Antártica (com o apoio da Fundação de Caridade AVC).

Alexander Ponomarev e Nadim Samman (que foi o curador da primeira exposição no Pavilhão Antártico) foram incluídos na lista de 2014 "Os 100 principais pensadores globais" (Foreign Policy Magazine, EUA) por seu trabalho no Pavilhão e na Bienal.”

antarcticbiennale.com/category/project/