O Duo Strangloscope formado por Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting faz parte do universo imaginário do O Sítio em todos os anos da nossa existência, nos brindaram com diferentes ocupações do nosso espaço. anualmente recebemos as aberturas do Festival Strangloscope com as suas Master classes e diferentes ações que foram acontecendo ao longo do tempo para não falar das suas aparições em múltiplos eventos. A nossa parceria sempre foi de grande relevância para o desenvolvimento conceitual da nossa casa e trouxe o vídeo experimental como um dos alicerces dos nosso projetos.
Esta exposição virtual traz um conjunto de 5 vídeos experimentais e faz um recorte do trabalho do, inconformado, crítico, paisagístico, irônico que nos questiona em todo o momento e nos leva à reflexão sobre os padrões normalizados por uma sociedade incoerente e apática. Convidamos vocês a ver estas propostas audiovisuais deste Duo muito querido na nossa cidade.
João Aires
Duo Strangloscope
O Duo Strangloscope (Rafael Schlichting&Cláudia Cárdenas) trabalha com vídeo e cine experimental em todas as bitolas e formatos e tipos de projeção, da sala de cinema à instalação, da moldura digital da exposição na galeria a performance com diferentes projetores de 35mm, Super8 e 16mm.
Seus filmes, vídeos e performances têm como objeto a matéria imagem, a matéria filme, num trabalho dirigido e executado sensorialmente. Brincam com nossos sentidos, alteram nossa percepção do tempo, dos sons, da interação das imagens com a luz, como interagem fisicamente com o olho do espectador, etc. Muitas vezes os filmes não são verbais, mas criam uma atmosfera de contato com uma realidade sensória muito comovente pela imersão com que nos sentimos envolvidos por imagens e sons. Além de criadores, performers e realizadores de cine experimental, o Duo Strangloscope também faz curadoria e realiza a Mostra Strangloscope que em 2019 esteve em sua 12 a edição. É uma mostra internacional de áudio, vídeo/filme e
performance experimental que recebe trabalhos do mundo inteiro.