Intramuros de Kika Nicolela

Selecionei 5 trabalhos de épocas bem diferentes - desde o meu primeiro vídeo, A/través, até os meus dois mais recentes realizados este ano durante a pandemia. Todos refletem, de alguma forma, sobre solidão, confinamento e um processo de construção de si que passa pela relação com o entorno bem como com nossos medos e ansiedades. Com exceção de Flickering, todos as obras nasceram de uma colaboração criativa intensa com outros artistas e performers.



 
KikaNicolela_portrait.jpg
 

Kika Nicolela é uma artista, cineasta e curadora independente que vive e trabalha entre Bruxelas e São Paulo. Ela se interessa ao espaço entre o que compreendemos como real, e a ficção. Tendo o vídeo e as novas tecnologias como ferramentas, Nicolela propõe experiências que interrogam as narrativas que fabricamos sobre o mundo e sobre nós mesmos. Graduada em Cinema e Vídeo pela Universidade de São Paulo e mestre em

artes visuais pela Universidade de Artes de Zurique, ela já participou de mais de uma centena de exposições individuais e coletivas em mais de 40 países. Entre os espaços em que já expôs, destacam-se o MASP – Museu de Arte de São Paulo, Museu da Imagem e do Som (São Paulo), Museu de Arte Moderna da Bahia (Salvador), Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, Museu Ludwig (Colônia), GL Strand (Copenhagen), Parc de la Villette (Paris), Loop Gallery (Seul), Verbeke Foundation (Ghent), TPW Gallery (Toronto), Oi! (Hong Kong)

e KW Institute for Contemporary Art (Berlim). Recebeu diversos prêmios e bolsas no Brasil e exterior, tais como Bolsa à Concepção de Obra da Comissão Arts Numériques (Bélgica, 2019), Melhor Video no FIVA Festival Internacional de Videoarte (Buenos Aires, 2012), Melhor Video no festival Videoformes (Clermont-Ferrand, 2007), Prêmio Funarte de Arte Contemporânea (2011) e Prêmio Mostras de Artistas no Exterior da Fundação

Bienal (2010), além de ter sido finalista do Extract – International Young Prize e do Prêmio Sergio Motta. Dentre as residências das quais participou, destacam-se os programas do Gyeonggi Creation Center (Coréia do Sul), Rote Fabrik (Suiça), Rondo Studio (Áustria), Objetifs (Cingapura) e LIFT Liasion of Independent Fimmakers of Toronto (Canadá). Como curadora, Kika Nicolela desenvolveu programas de vídeo para diversos festivais e instituições internationais. Seus vídeos são distribuidos pela Vtape (Canadá), GIV (Canadá) e Heure Exquise! (França).

https://www.instagram.com/kn___studio/

www.kikanicolela.com